Minha conta
    Top 5: Quem será o próximo a ocupar o antigo posto de DiCaprio como “pé-frio” do Oscar?

    'Let the memes begin!'

    Depois de concorrer ao Oscar de ator coadjuvante, na cerimônia de 1994, por Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador, e voltar de mãos vazias para casa (de novo) quando foi indicado como melhor ator por O Aviador (2005), Diamante de Sangue (2007) e O Lobo de Wall Street (2014) – também como produtor –, a conquista da tão sonhada estatueta esse ano por O Regresso marcou o fim de uma era para Leonardo DiCaprio. De uma era de memes.

    Matt Winkelmeyer/ Getty Images

    Agora que a zuêra teve seu end, chegou a hora de especular quem poderia ser o(a) próximo(a) ator(atriz) a ocupar o (agora) antigo posto de DiCaprio como o maior “pé-frio” do Oscar? Apresentamos alguns candidatos. Let the memes begin!

    5. Brad Pitt

    É bem verdade que o Sr. Jolie já tem uma estatueta na prateleira de casa. Brad Pitt venceu o Oscar por 12 Anos de Escravidão. Porém, foi como produtor do longa-metragem dirigido por Steve McQueen, escolhido como o melhor filme no ano de 2014. (Claro, não é nenhum demérito e, se quiser, pode mandar o careca dourado aqui para a redação). Como ator, o pai de Shiloh, Vivienne Marcheline, Knox Leon, Pax Thien, Zahara e (ufa!) Maddox já foi indicado outras três vezes: Os 12 Macacos, de 1995, como coadjuvante; O Curioso Caso de Benjamin Button (2008); e O Homem Que Mudou o Jogo (2011) – e ainda teve mais duas chances como produtor pelo mesmo Moneyball e, neste ano, por A Grande Aposta, filmes nos quais ele ainda atua.

    4. Michelle Williams

    É fato que Michelle Williams anda meio sumidinha. A viúva de Heath Ledger não atuou em nenhum filme em 2012, em apenas um em 2013 (Oz: Mágico e Poderoso), outro no ano seguinte (Suite Francesa) e zero em 2015 (atualmente ela está em cartaz na Broadway ao lado de Jeff Daniels com o espetáculo "Blackbird"). Mas houve uma época em que tudo em que ela tocava parecia ter potencial para virar ouro (a.k.a. Oscar). Depois da primeira indicação como atriz coadjuvante por O Segredo de Brokeback Mountain (2005), marcou presença em Não Estou Lá (2007), Sinédoque, Nova York (2008), Ilha do Medo (2010), entre outros, até emplacar duas nomeações seguidas como protagonista, com Namorados Para Sempre (2010) e Sete Dias com Marilyn (2011).

    3. Will Smith

    Pense rápido: Quantas indicações Will Smith já recebeu no Oscar? A resposta é meio frustrante: apenas duas (Ali, de 2001; e À Procura da Felicidade, 2006). Porém, não é segredo que os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood têm uma quedinha por personagens edificantes, redentores e/ ou reais. E esse é um perfil que não falta na filmografia do astro – quando ele não está garantindo o ganha-pão com os filmes de ação. Além dos supracitados, entram na lista, por exemplo, Sete Vidas e, mais recentemente, Um Homem Entre Gigantes.

    2. Johnny Depp

    Ele já recebeu três indicações: Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003); Em Busca da Terra do Nunca (2004); e Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007). A despeito das críticas por sempre interpretar papéis excêntricos, resolveu investir, no último ano, um papel “sério”: o do criminoso James 'Whitey' Bulger, de Aliança do Crime (um personagem não exatamente redentor, mas uma figura real). Muita gente apostou que vinha a quarta nomeação. Não veio, no entanto.

    1. Amy Adams

    Amy Adams é a mais provável sucessora de DiCaprio aqui. Conta com a gente: 1) Retratos de Família (2005); 2) Dúvida (2008); O Vencedor (2010); 4) O Mestre (2012); 5) Trapaça (2013). Ou seja: foram cinco indicações (mais do que o astro de O Regresso) – todas na última década – e nenhuma vitória. Leva ou não o Oscar de maior “pé-fria”?

    BÔNUS: Roger Deakins

    Kevin Winter/Getty Images

    Ele não é ator, mas merece uma menção honrosa aqui. Duvida? O diretor de fotografia de Sicario: Terra de Ninguém (2015) teve que entrar na beca 13 vezes (sim, treze!), para trocar pelo pijama no fim da noite sem nenhuma comemoração. Foram tantas indicações, sem nunca ter levado um Oscar para casa, que dá até preguiça e listar os títulos.

    E aí, em quem você votaria?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top