Meu AdoroCinema
RioContentMarket 2016: Cacá Diegues discute o cinema nacional e conta novidade sobre O Grande Circo Místico (Exclusivo)
Por Rodrigo Torres — 12/03/2016 às 22:52
facebook Tweet

Adaptação do poema lúdico de Jorge de Lima chega aos cinemas em maio!

Cacá Diegues foi a voz da experiência no painel da Globo Filmes no RioContentMarket 2016. Ao lado do diretor executivo Edson Pimentel e de colegas do núcleo de curadoria da empresa, Fernando MeirellesGuel ArraesCacá Diegues e José Alvarenga Jr., o cineasta veterano considerou um ponto importante: "Nós também precisamos ser democráticos e respeitar o gosto do público," disse ele, em interessante discussão sobre tornar o cinema nacional mais plural em gêneros.

Cacá Diegues

Em nenhum momento, porém, Cacá se mostrou contra o projeto de diversificação do audiovisual no Brasil. Ele fez colocações plausíveis sobre o estado das coisas: "Há algum tempo, fizeram uma pesquisa sobre os gêneros prediletos dos brasileiros e deu ação na cabeça", lembrou ele, para então dizer que a comédia só vinha em quarto lugar, mas é o gênero mais popular em se tratando de filmes nacionais. Segundo ele, a situação é justificável a partir de dois pontos importantes.

Em primeiro lugar, o cinema brasileiro precisa correr atrás e realizar grandes filmes em gêneros variados para, assim, construir um legado e se tornar uma referência não só na comédia — cujos principais artistas são conhecidos do grande público, portanto, tornam os filmes de que participam mais vendáveis. Então, ele apontou uma consequência: até não muito tempo atrás, era comum distinguir filmes nacionais de outros gêneros, e essa generalização segue enraizada na cabeça do brasileiro. É tempo de se formar uma tradição que diga respeito à qualidade e diversidade do nosso cinema, e isso demanda tempo.

Jesuíta Barbosa e Bruna Linzmeyer em O Grande Circo Místico.

Em entrevista exclusiva ao AdoroCinema, Cacá Diegues foi além e discutiu a importância de se diversificar e evoluir também na televisão, com a Globo Filmes apoiando e atuando na criação de outra demanda do público brasileiro: séries de TV. "O caminho vai ser esse. A série no modelo americano é uma grande ponte entre o cinema e a televisão, e fatalmente isso chegará a nós", disse ele, só ponderando que é preciso ir "com calma", para não atropelar os desafios que a Globo Filmes tem adiante.

Então, Cacá falou de seu novo filhoO Grande Circo Místico. José Alvarenga Jr. deixou a todos ansiosos depois de dizer que viu o filme e "amou", achou lindo. Cacá Diegues minimizou, dizendo que "ele viu uma montagem prematura", mas depois admitiu: "Eu tô muito feliz. Exausto, mas feliz. Foi um filme que deu muito trabalho." Inspirado num poema de Jorge de Lima, o filme conta a história de uma família circense durante um século e, nas palavras de seu próprio autor, foi desenvolvido "entre o realismo e a fantasia".

Cacá Diegues terminou dizendo que O Grande Circo Místico está em fase de finalização ("Eu vou começar a mixar essa semana") e revelou, em primeira mão, quando o filme estreia: em maio. Veja o trailer:

O Grande Circo Místico Trailer (2)

 

facebook Tweet
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Dumbo Trailer Legendado
Vox Lux - O Preço da Fama Trailer Legendado
Suspíria - A Dança do Medo Trailer Legendado
Gloria Bell Trailer Legendado
Happy Hour - Verdades e Consequências Trailer Oficial
Vingadores: Ultimato Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Notícias de cinema Entrevistas
"É possível sim conviver com as diferenças", explica Démick Lopes sobre Greta, drama brasileiro LGBT exibido em Berlim (Exclusivo)
NOTÍCIAS - Entrevistas
terça-feira, 5 de março de 2019
"É possível sim conviver com as diferenças", explica Démick Lopes sobre Greta, drama brasileiro LGBT exibido em Berlim (Exclusivo)
Cinderela Pop: "Nenhuma princesa de hoje espera o príncipe chegar no castelo", diz escritora Paula Pimenta (Entrevista Exclusiva)
NOTÍCIAS - Entrevistas
segunda-feira, 4 de março de 2019
Cinderela Pop: "Nenhuma princesa de hoje espera o príncipe chegar no castelo", diz escritora Paula Pimenta (Entrevista Exclusiva)
Últimas notícias de cinema Entrevistas
Filmes da semana
de 21/03/2019
A Cinco Passos de Você
A Cinco Passos de Você
Diretor: Justin Baldoni
Elenco: Haley Lu Richardson, Cole Sprouse, Moises Arias
Trailer
Nós
Nós
Diretor: Jordan Peele
Elenco: Lupita Nyong'o, Winston Duke, Elisabeth Moss
Trailer
Chorar de Rir
Chorar de Rir
Diretor: Toniko Melo
Elenco: Leandro Hassum, Monique Alfradique, Otávio Müller
Trailer
O Retorno de Ben
O Retorno de Ben
Diretor: Peter Hedges
Elenco: Julia Roberts, Lucas Hedges, Courtney B. Vance
Trailer
Cine Holliúdy 2 - A Chibata Sideral
Cine Holliúdy 2 - A Chibata Sideral
Diretor: Halder Gomes
Elenco: Edmilson Filho, Miriam Freeland, Ariclenes Barroso
Trailer
Um Banho de Vida
Um Banho de Vida
Diretor: Gilles Lellouche
Elenco: Mathieu Amalric, Guillaume Canet, Benoît Poelvoorde
Trailer
Lançamentos da semana
Back to Top