Minha conta
    Violão destruído em Os Oito Odiados era antiguidade de valor inestimável

    Que gafe, hein, Tarantino!

    Quentin Tarantino é famoso - entre outras coisas - por mostrar autenticidade nos cenários de seus filmes. Mas, acredite, nem tudo que vemos nos filmes são réplicas feitas especialmente para as produções. E isso nem sempre é bom.

    No mais recente longa-metragem do diretor, Os Oito Odiados, você se lembra da cena em que John Ruth (Kurt Russell) pega o violão que Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh) estava tocando e o arrebenta contra a parede?

    Até aí, tudo bem... a tomada estava no roteiro. O problema é que o instrumento destruído era um violão de seis cordas original da década de 1870, de valor inestimável, que fora emprestado pelo museu Martin Guitar, na Pensilvânia. Segundo o designer de som do filme, Mark Ulano, em entrevista ao SSNInsider.com, a cena deveria ter sido pausada e o violão, trocado por uma das seis réplicas construídas pela equipe. Jason Leigh sabia que isso aconteceria, mas Russell não. "Por algum motivo, isso não foi comunicado a Kurt, então quando vemos o que aconteceu em cena, a reação de Jennifer é genuína", disse Ulano. Veja só:

    Já o diretor do museu, Dick Boak, informou ao Reverb que eles não sabiam nada sobre o roteiro ou sobre Kurt Russell não saber que era um artefato inestimável e insubstituível do Martin Museum. "Fomos informados que houve um acidente no set. Imaginamos que um andaime ou algo havia caído sobre ele", afirmou Boak. E completou: "Como resultado desse incidente, a empresa não vai mais emprestar instrumentos a filmes sob nenhuma circunstância".

    Ele ainda afirmou que, para piorar, a guitarra só tinha seguro para o seu preço de venda, o que não reflete seu valor como um artefato insubstituível de museu. Boak também comentou que, ao receberem o que sobrou do instrumento, eles fizemos uma inspeção na peça e perceberam que o violão está completamente destruído e não pode ser consertado."Não podemos acreditar que isso aconteceu. Recebemos o valor do seguro, mas não é pelo dinheiro e sim pela preservação da história e herança da música americana."

    A título de curiosidade, o oitado filme de Tarantino se passa logo depois da Guerra Civil Americana, que durou de 1891 a 1895. Enquanto o longa ganha pontos em autenticidade pelo cenário e o violão (mesmo com a gafe cometida frente ao museu), perde em outro quesito: a música que foi cantada por Domergue é uma balada folk tradicional australiana, "Jim Jones at Botany Bay", que só foi lançada em 1907, depois da ambientação do filme.

    Os Oito Odiados concorre a três categorias no Oscar 2016: Melhores Trilha Sonora, Fotografia e Atriz Coajuvante para Jennifer Jason Leigh. O resultado da premiação poderemos acompanhar no próximo domingo, dia 28.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top