Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    15 filmes que ganharam o Oscar, mas não mereciam
    Por Bruno Carmelo — 23 de fev. de 2016 às 01:00
    facebook Tweet

    Depois de lembrar os atores que não mereciam o Oscar, é hora de pensar nos filmes que levaram a estatueta para casa injustamente.

    Recentemente, o AdoroCinema trouxe uma matéria especial destacando os atores e atrizes que venceram o Oscar, mas não mereciam a estatueta. Agora, com a cerimônia de 2016 chegando, nós lembramos os títulos que não mereciam de jeito nenhum o Oscar de melhor filme, mas acabaram levando a estatueta para casa. Ê, mundo injusto...


    1. Crash - No Limite (2004)

    Uma das vitórias mais chocantes da história do Oscar. O mediano Crash foi consagrado vencedor numa cerimônia em que absolutamente todos os outros concorrentes eram melhores: O Segredo de Brokeback Mountain, Capote, Boa Noite e Boa Sorte e Munique. O resultado foi tão injusto que o próprio diretor de Crash, Paul Haggis, assumiu que seu filme não era o melhor concorrente, afirmando que ele mesmo teria votado em outro filme

    Outra possibilidade, muito discutida na época, foi um suposto complô da ala conservadora dos votantes para impedir a vitória de O Segredo de Brokeback Mountain, com protagonistas gays. Será que, além de racista, o Oscar também pode ser considerado homofóbico?


    2. Shakespeare Apaixonado (1998)

    Gwyneth Paltrow já estava na nossa lista de atrizes que ganharam o Oscar injustamente, mas o filme não podia faltar nesta nova matéria especial. Como um drama tão simples quanto esse vence sete estatuetas?

    Não foi por falta de bons concorrentes: este ano também tinha Steven Spielberg concorrendo com O Resgate do Soldado Ryan, Terrence Malick com Além da Linha Vermelha e mesmo Elizabeth, outra opção no gênero "drama de época". Falar que Shakespeare Apaixonado é melhor que todos esses parece brincadeira.


    3. O Discurso do Rei (2010)

    OK, O Discurso do Rei é bacana, e Colin Firth atua muito bem - embora o filme não seja muito memorável, e dificilmente vai marcar a história do cinema. Mas a vitória do drama de Tom Hooper foi chocante porque concorria com nove outros candidatos (a Academia foi generosa esse ano).

    Quer saber quais filmes perderam a estatueta para ele? Cisne Negro, A Rede Social, Toy Story 3, O Vencedor, Bravura Indômita... Todos eles muito mais interessantes que a história do rei gago.


    4. Dança com Lobos (1990)

    Hoje, o drama com Kevin Costner se tornou um título básico para ver na televisão à tarde, apesar das mais de três horas de duração. Mas 26 anos atrás, a Academia considerou a história do herói americano um filme digno dos principais Oscar, incluindo também melhor diretor, melhor roteiro...

    Mas o problema é que este ano também tinha filmes muito mais importantes, como Os Bons Companheiros e O Poderoso Chefão 3! Dá para acreditar que Coppola e Scorsese perderam a briga?


    5. Como Era Verde o Meu Vale (1941)

    Essa injustiça foi há um tempão, mas ela não será esquecida tão cedo. Por melhor que seja o filme de John Ford - que é de fato muito bom - nada justifica ele tirar a estatueta de uma das melhores produções da história do cinema: Cidadão Kane!

    Para quem acha pouco, outro clássico também perdeu o Oscar este mesmo ano: Relíquia Macabra, de John Huston. Absurdo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Neto
      essa entende de cinema kkk
    • Gabi Lopes
      Concordo, eu acho que tanto Benjamim botton quanto quem quer ser um milionário mereciam o prêmio. Ficaria feliz com a Vitoria de ambos.
    • Gabi Lopes
      Concordo plenamente, ambos são incríveis, eu ficaria feliz tanto se o curioso caso de Benjamin Button ganhasse quanto o que ganhou.
    • Gabi Lopes
      Não só venceu de avatar, mas também de bastardos inglórios!
    • Marli Dos Santos Gomes
      Acho Gente como gente,bem o que diz o título em inglês,comum.
    • Marli Dos Santos Gomes
      A maioria dos ganhadores nos últimos anos não eram grande coisa.
    • Marli Dos Santos Gomes
      Acho Cidadão Kane,uma porcaria.
    • Paulo C.
      Bem observado, não entendi o sentido de Matrix não concorrer, a acadêmia ignorou completamente.
    • Paulo Cesar
      A temática pode não ter agradado você, mas o filme tem um baita roteiro, direção e fotografia. O filme é produzido como se fosse feito em apenas uma tomada, tem diálogos incríveis e debate sobre a industria no cinema de forma inteligente e influente. Achei um filme fantástico e super merecido. Concorreram com filmes bons, mas nenhum teve capacidade de ganhar dele. A teoria de tudo é um filme emocionante e épico, mas não chega a ter um roteiro, direção e fotografia tão brilhante como Birdman. Whiplash - Em Busca da Perfeição é um ótimo filme, mas a temática é simples e direta, chega a ser algo diferente, mas não extraordinário.
    • Thiago Beirigo Lopes
      Não, eu tenho um gosto pra filme e Birdman não me agradou, achei horrível e concorria com filmes bem melhores que ele. Felizmente para ambos, meu gosto de filmes diverge do seu.
    • Paulo Cesar
      Me diz então em quais categorias o Titanic e Senhor dos Anéis mereciam perder ? E quais mereceram ganhar no lugar deles ? Não quero achismo! As pessoas questionam muito Titanic e Senhor dos Anéis, mas queria saber si é por birra ou por argumentos relevantes. Avatar de outro lado é um baita filme diferenciado, inteligente e com roteiro original e muito bem desenvolvido. O filme é tão influente que os professores de biologia costumavam colocar nas salas de aula para os alunos assistirem e explicava as questões biológicas abordadas no filme. Guerra ao Terror por outro lado é um filme esquecível. É até conveniente você não achar merecido o Oscar para os 2 filmes produzidos por James Cameron.
    • Biel Vidasi
      Cara nossas opiniões realmente são divergentes. E que bom! Eu também achei justo Avatar perder. Agora vc dizer que minha opinião é ignorância pura mostra a sua disposição para debater pontos de vista. E para mim Senhor dos Anéis nunca será uma obra de arte.
    • Paulo Cesar
      Guerra ao terror mereceu vencer de Avatar ? Acho que não!
    • Paulo Cesar
      Birdman é horrível ? Você é louco ?
    • Paulo Cesar
      Qual merecia ganhar ?
    • Paulo Cesar
      Agora vai vê esse Oscar de 2018. A academia não tem mais liberdade para distribuir o prêmio, tem que fazer caridade, tem que ser solidário e distribuir pra todo mundo, porque se não, vai ter gente fazendo protesto por falta de diversidade no oscar. Se tornou uma premiação totalmente sem credibilidade. Um evento democrático e solidário. Injustiça Foi Avatar perde de melhor filme e roteiro para aquele filme de guerra horrível em 2010, isso sim foi injusto. Mas Titanic e Senhos dos anéis estava em destaque, tinha nenhum filme a altura deles, não precisa entender muito de cinema pra compreender isso.
    • Paulo Cesar
      Mesma coisa Senhor dos Aneis, não tinha nenhum filme que batia nele nas categorias que eles venceram, o filme foi totalmente diferenciado e uma verdadeira obra de arte.
    • Paulo Cesar
      Não estou desmerecendo em nada. Estou apenas falando de um fato, é bem lógico inclusive. Se eles receberam 11 Oscas é porque tiveram competências para isso, e os filmes que Concorreram não o suficiente. Você tem que saber que cada filme tem seu tempo, e para a época Titanic foi um baita filme, com efeitos ultrapassados, eles conseguiram fazer um filme que não perde o encanto até hoje, emocionante e triste, com uma trilha sonora incrível, figurino bastante fiel a época retratada no filme, fotografia muito bonita. Dizer que eles não mereciam é ignorância pura. Todas categorias que eles venceram foi totalmente merecido. Não precisa nem ser um expert pra saber que não tinha nenhum filme que batia com Titanic nas categorias que eles venceram.
    • Biel Vidasi
      Pra começar eu não acho que eles tenham merecido nem o prêmio de melhor filme do ano. Partindo daí comparar o resto é desnecessário. E se vc acha que eles sobraram tanto nos seus respectivos anos, vc que está de certa forma desmerecendo-os. Dando a entender que, quando eles concorreram a disputa estava nivelada por baixo
    • Paulo Cesar
      Menos merda, porque primeiro você tem que saber comparar os filmes que concorreram para depois querer desmerecer os 11.
    Mostrar comentários
    Back to Top