Minha conta
    Oscar 2016: Academia pretende diminuir a duração dos discursos de aceitação

    Como? Exibindo os nomes dos ‘agradecidos’ no telão.

    Divulgação

    Funciona assim: o apresentador chama o nome do vencedor que, emocionado, sobe ao palco, voz embargada, e tem que se virar nos 45 (segundos) para agradecer a Steven Spielberg, Harvey Weinstein, Deus e o mundo por um momento único, que dificilmente se repetirá na carreira, até que sobe a musiquinha e a mãe e o cachorrinho de estimação acabam ficando de fora da lembrança.

    Pois no almoço para os indicados, que aconteceu no último dia 8, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou uma nova diretriz para objetivar e encurtar a duração dos discursos de aceitação da estatueta - além de evitar alguns momentos de "climão". A organização pediu a cada um dos indicados para enviar previamente uma lista das pessoas a quem gostariam de agradecer pelo prêmio, e os nomes serão exibidos no canto inferior do telão enquanto o afortunado estiver no palco.

    Divulgação

    Dessa maneira, quando Leonardo DiCaprio estiver recebendo sua estatueta – apenas um exemplo hipotético – por O Regresso, o público terá a chance de ler ao fundo “Leonardo DiCaprio gostaria de agradecer a... Alejandro González Iñárritu? Martin Scorsese? Kate Winslet? Rihanna? A ursa de CGI?”, enquanto sobra mais tempo para o ator dizer coisas mais consistentes, do tipo “eu não esperava”, "nem preparei um discurso", "como isso é pesado", "eu nadei em rios congelados”, “é o fim de uma era de memes”, “não, eu não fui violentado pela ursa”...

    A longa duração da cerimônia cansa, é verdade, mas a medida foi tomada, de acordo com o produtor da transmissão, David Hill, por conta de uma grosseria ocorrida na edição do ano passado. Enquanto a produtora Dana Heinz Perry recebia o prêmio de melhor curta-metragem documental por Disque-crise Para Veteranos, ela foi cortada pelo sobe som da orquestra justamente quando começava a explicar a importância de receber a estatueta sob a ótica particular de uma mulher cujo filho tinha tirado a própria vida. Pegou mal para a organização.

    Jordan Strauss/Invision/AP

    O tema corta-clima 2016, aliás, caso precise ser usado, será “Cavalgada das Valquírias”, de Richard Wagner. A cerimônia de entrega da 88ª edição do Oscar será realizada no próximo dia 28.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top