Minha conta
    Vaticano faz sessão privada de Spotlight - Segredos Revelados para debater abuso sexual na Igreja

    O diretor Tom McCarthy espera que a Igreja aproveite o filme para tomar medidas efetivas.

    Um dos filmes mais aclamados desta temporada de premiações é Spotlight - Segredos Revelados, baseado na história real de um grupo de jornalistas de Boston que desvendou centenas de casos de abuso sexual cometidos por padres católicos. O filme venceu o Critic's Choice Awards de melhor filme e o prêmio SAG de melhor elenco, partindo como um dos favoritos ao Oscar 2016.

    A história traça um retrato desolador da Igreja: de acordo com as descobertas do grupo, cerca de 6% dos padres mantêm relações sexuais com crianças, e a Igreja teria acobertado milhares de casos, simplesmente movendo os padres, bispos e outras figuras religiosas para paróquias de outras cidades. A trama ainda sugere que a imposição do voto de castidade estaria diretamente associada aos casos de pedofilia - mesmo argumento do documentário Mea Maxima Culpa: Silence in the House of God.

    Quando o diretor Tom McCarthy exibiu o filme no festival de Veneza, em 2015, ele se mostrou pessimista quanto às mudanças efetivas deste contexto: "Fui criado na religião católica, minha família é católica. Compreendo este contexto em alguma medida. Mas palavras são uma coisa e ações são outra coisa. Tenho esperanças quanto ao Papa Francisco, mas acho que as mudanças ainda precisam ser vistas na prática então tenho que esperar".

    Mark Ruffalo, ator do filme, comentou: "Espero que o Vaticano use esse filme como uma oportunidade para começar a reparar os erros". De fato, a mais alta instância da Igreja acaba de criar uma nova comissão para debater a questão dos abusos sexuais. A primeira reunião do grupo foi marcada pela exibição de Spotlight, prova de que o Papa pretende mandar uma mensagem positiva quanto às intenções da Igreja católica.

    Mas como diz McCarthy, ainda precisamos ver essas transformações na prática.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top