Minha conta
    Mostra de Tiradentes 2016: Drama existencial de uma vaca e filme anarquista são favoritos ao troféu Barroco

    Animal Político e Jovens Infelizes são duas obras inovadoras e excelentes.

    A 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes deixou o melhor para o final. Na última noite da mostra competitiva Aurora, foram apresentados dois filmes divertidos e surpreendentes, que lotaram a plateia e despertaram reações fortes - tanto positivas quanto negativas - ao final da sessão. Os dois títulos se tornam fortes candidatos ao prêmio máximo do evento.

    Existencialismo bovino

    Animal Político, primeiro longa-metragem de Tião, traz como protagonista uma vaca. O animal é criado por uma família amorosa, mas se sente vazio em sua vida consumista, por isso parte sem rumo em busca de autoconhecimento.

    As imagens são surpreendentes, e despertaram risos pelo absurdo de se ver uma vaca dentro do shopping center ou de uma academia. Mas essa alegoria sobre a alienação não é uma crítica ácida dos nossos tempos, como poderia se esperar, e sim um retrato doce e carinhoso aos excluídos. A criatividade da premissa e a competência da produção fazem deste filme um dos mais consistentes em Tiradentes este ano.

    Leia a nossa crítica.

    Vamos explodir

    Contra a aparência descontraída e profissional de Animal Político, outro longa preferiu uma abordagem mais extremista, afeita aos excessos e aos riscos. Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita Não é um Urso que Dança, estreia de Thiago B. Mendonça na direção de longas-metragens, traz a trajetória de um grupo de artistas comunistas que cria performances de enfrentamento ao governo.

    Talvez essa obra seja menos coesa que a anterior, mas ela possui muito mais vigor e liberdade na construção das imagens. Este é o melhor filme político de Tiradentes este ano, combinando excelente uso da estética com um discurso frontal e potente.

    Leia a nossa crítica.

    A noite de sábado, 30 de janeiro, traz a cerimônia de encerramento, com a projeção do drama Para Minha Amada Morta, de Aly Muritiba, e a entrega dos troféus Barroco aos longas e curtas-metragens em competição.

    Críticas da 19ª Mostra de Tiradentes

    Animal PolíticoAracatiAtravés da SombraBanco ImobiliárioClarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós DoisO Diabo Mora AquiO EspelhoFilme de Aborto

    Futuro Junho

    GarotoÍndios Zoró - Antes, Hoje e Agora?

    InvasoresJonasJovens Infelizes ou Um Homem que Grita Não é um Urso que DançaA Noite Escura da AlmaPlaneta EscarlateO Que Queremos Para o Mundo?

    Quase Memória 

    Taego ÃwaTropykaos

    Urutau

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top