Minha conta
    Top 5: Curiosidades sobre a Arlequina de Esquadrão Suicida

    Tudo você precisa saber para conhecer Harley Quinn e entender o seu lugar no grupo de mercenários da DC.

    Vamo combinar: a Arlequina de Margot Robbie é a sensação de Esquadrão Suicida. Até o momento, claro. Porém, tudo indica que a personagem será ainda mais que beleza, carisma e frases de efeito, como vimos no trailer. Ou seja: ainda melhor!

    Harley Quinn é a principal ligação do Coringa (Jared Leto) com o Esquadrão Suicida. Além disso, ela deverá ter um romance com outro personagem importante do grupo, o Pistoleiro (Will Smith). E, seja por suas habilidades, seja por seu comportamento meio maluco, já está claro que ela terá protagonismo em diversas sequências. Vamo combinar: tudo indica que ela vai arrebentar também no filme pronto.

    Assim, vamos relembrar cinco características e curiosidades sobre a Arlequina. Se lembrar de mais aspectos interessantes sobre a Palhaça Princesa do Crime, comente abaixo.

    05. Origem

    A Arlequina é uma exceção no universo DC. Ao contrário da maioria dos personagens da editora, ela não surgiu nos quadrinhos. A primeira aparição da personagem aconteceu em 1990, na popular série animada do Batman. O produtor Paul Dini teve a ideia de criar a personagem ao ver Arleen Sorkin vestida de boba da corte na novela "Days of Our Lives". Não à toa a atriz viria a se tornar a dubladora original da personagem. Por alguns episódios apenas, como escada para o Coringa no episódio "Joker’s Favor". Daí sua participação foi estendida por mais episódios. E mais. E mais! Arlequina foi crescendo de acordo com e por causa de sua popularidade. E assim ela foi se tornando não a única, mas uma das principais personagens criadas em outra mídia que não os quadrinhos que viria a se tornar realmente conhecida na cultura pop. Quase uma década depois, em 1999, a Princesa Palhaça do Crime seria, enfim, apresentada como uma personagem da linha editorial da DC Comics.

    04. Psiquiatra

    Dra. Harleen Quinzel. Essa é a primeira identidade profissional de quem viria a se tornar Harley Quinn, a Arlequina. Afinal, quase ninguém nasce com o sonho de entrar para a galeria de vilões do Batman. Isso só foi acontecer após trabalhar como psiquiatra no Asilo Arkham. E aconteceu ao conhecer o Coringa. Ela ficou fascinada pelo Príncipe Palhaço do Crime, mergulhando em sessões de análise com o psicopata. Em perceber a fraqueza da jovem médica, o Joker começou a mentir sobre o seu passado e a dizer coisas para atrair (ainda mais) a sua simpatia. Apaixonada, Harleen vestiu-se com um traje de boba da corte, arquitetou a fuga de seu amado e seguiu feliz com a possibilidade de viver uma vida de crime com seu "Mistah J" — um sonho que durou pouco, à medida em que o Coringa se mostrava um companheiro abusivo. Principal fonte de inspiração da mitologia da personagem para o Esquadrão Suicida, os Novos 52 também mostram a personagem sendo mergulhada num tanque de produtos químicos, como no último trailer do filme, e revela todo um passado problemático de Harleen até a sua (então brusca) transformação em Arlequina.

    03. Live-action

    A maioria das participações da Arlequina foi ou no formato animado, cartoon, ou na cultuada série de games Arkham, do Batman. Esquadrão Suicida será sua primeira investida cinematográfica, sim, mas houve outras versões live-action da personagem. A primeira foi em Birds of Prey, série baseada no legado do Homem-Morcego também conhecida como Mulher-Gato. A Dra. Harleen Quinn dessa versão, interpretada por Mia Sara, foi a principal antagonista. Chama a atenção o uniforme mais realista da personagem, sem sua tradicional roupa de boba da corte, apenas uma blusa vermelha com um decote que emulava uma grande risada. Depois, Harley Quinn também teve uma participação na segunda temporada de Arrow, em episódio intitulado... "Esquadrão Suicida"! Ela é retratada como um dos muitos priosioneiros da A.R.G.U.S., e jamais vemos seu rosto; apenas ouvimos a voz de Tara Strong. Sua pequena participação se deu em virtude da ampliação do Universo Cinematográfico DC. Outro projeto em que a participação da personagem foi abandonada, mas por completo, foi na primeira cinessérie do Homem-Morcego. Joel Schumacher pretendia lançá-la como a principal vilã de Batman: Unchained, buscando vingança pela morte de seu pai, o Coringa. O projeto foi cancelado devido ao fracaso de Batman & Robin.

    02. Esquadrão

    Harley Quinn atuou por conta própria ou como ajudante do Coringa na maior parte de sua existência. Apenas quando da criação dos Novos 52, em 2011, ela foi integrada ao Esquadrão Suicida. Isto aconteceu como veremos no filme de David Ayer: após ser encarcerada na Prisão Belle Reve, ela é chantageada a participar do esquadrão. Outro aspecto que deverá ser explorado é o modo como seus colegas na equipe a menosprezam, devido ao seu comportamento maluco. Porém, logo o grupo percebe que a até o jeito de Harley é um modo de esconder suas incríveis habilidades, tais como sua resistência, força, agilidade e técnicas de acrobacia, como seu arsenal e, principalmente, sua surpreendente inteligência. Imprevisível, ela viria a trair o grupo (e mostrar todo o seu perigo) num retorno do Coringa, a fim de reencontrá-lo. Mas ela logo retorna ao time e se mostra um dos membros mais consistentes, assim como o Capitão Boomerang e o Pistoleiro — vividos por Jai Courtney e Will Smith no aguardado filme. 

    01. Mocinha

    A Arlequina é uma personagem trágica. Essencialmente, ela é uma mulher bem-sucedida em contornar seus problemas psicológicos, por meio da profissão, até conhecer o Coringa. Portanto, uma vilã, porém dotada de certa complexidade. O que permite que ela seja mais do que uma personagem má, permitindo que ela trafegue em áreas mais cinzentas, ora demonstrando sua ética (bem) duvidosa, ora promovendo atos heróicos. Uma verdadeira anti-heroína. E foi exatamente essa a abordagem adotada na última série solo da personagem. Escrita por Amanda Conner e Jimmy Palmiotti, a HQ acompanha Harley tentando um recomeço, se afastando do Batman e do Coringa para seguir uma nova vida. Os quadrinhos mostram a personagem tentando fazer o bem, mas quase sempre fazendo coisas erradas e promovendo o caos. Em comparação, ela é muito semelhante ao Deadpool, da Marvel. Ela ainda teve papel de "mocinha" na prequela "The Injustice: Gods Among Us", trabalhando ao lado do Arqueiro Verde e da Canário negro durante um reino de terror do Superman.

    E ainda há muito mais a conhecer e explorar da personagem. Que, a partir do dia 4 de agosto, Esquadrão Suicida revela novas possibilidades para a querida Arlequina.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top