Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Mostra de Tiradentes 2016: Três filmes muito distintos sobre a proteção aos índios
    Por Bruno Carmelo — 28 de jan. de 2016 às 16:30
    facebook Tweet

    Depois de Serras da Desordem e Índios Zoró, foi a vez de Taego Ãwa ser exibido ao público.

    A três dias do término da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos temas recorrentes entre os títulos selecionados é a cultura indígena. Já foram três documentários sobre este tema: Serras da Desordem, na abertura do evento, Índios Zoró - Antes, Hoje e Agora?, e Taego Ãwa, ambos em competição ao prêmio principal da Mostra Aurora.

    Material de arquivo

    Serras de Desordem, de Andrea Tonacci, é sem dúvida alguma o projeto mais robusto dos três, fazendo amplo retrato social, político e cultural das tribos indígenas. Mesmo assim, Taego Ãwa possui as qualidades notáveis: a partir de registros de arquivo, os diretores Marcela Borela e Henrique Borela combinam o retrato da tribo Ãwa nos anos 1970 e agora, destacando a perseguição dos brancos.

    O filme sofre com problemas técnicos, incluindo fotografia desigual e dificuldades de captação de som. Mesmo assim, surpreende ao abordar temas políticos de modo corajoso, através de uma montagem tão caótica quanto criativa. Pelo menos, o documentário apresenta um olhar respeitoso, diferentemente de Índios Zoró.

    Leia a nossa crítica.

    Cinema de estilo

    Na Mostra Transições, Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois conclui a trilogia do cineasta Petrus Cariry sobre a morte. Como em Mãe e Filha, o diretor carrega as tintas na construção de clima, com fotografia sombria, trilha sonora contundente, atuações soturnas e litros de sangue.

    A escolha impressiona, mas no que diz respeito à narrativa, a história nunca alcança os tons épicos propostos pela imagem. Os atores Sabrina Greve e Everaldo Pontes se esforçam para conferir profundidade a personagens desenvolvidos superficialmente.

    Leia a nossa crítica.

     

    Nesta quinta-feira, a Mostra Transições traz o documentário experimental A Noite Escura da Alma, enquanto a Mostra Aurora apresenta as produções Banco Imobiliário e Filme de Aborto.

    Críticas da 19ª Mostra de Tiradentes
    Aracati
    Através da Sombra
    Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois
    O Diabo Mora Aqui
    O Espelho
    Futuro Junho
    Garoto
    Índios Zoró - Antes, Hoje e Agora?
    Invasores
    Jonas
    O Que Queremos Para o Mundo?

    Quase Memória 
    Taego Ãwa
    Tropykaos

    Urutau

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top