Minha conta
    O Povo contra O.J. Simpson: Conheça o caso e os personagens da nova série de Ryan Murphy

    American Crime Story estreia nesta semana no FX.

    Ryan Murphy estreia nesta semana mais uma série que promete fazer barulho e sucesso. Mais uma antologia, American Crime Story pode ser considerada uma espécie de prima da anterior, American Horror Story. Nos mesmos moldes da série de terror, ACS é uma antologia e cada temporada vai narrar um notório caso que repercutiu na mídia dos Estados Unidos. E a primeira traz à tona o julgamento de O.J. Simpson, que foi 100% televisionado e se transformou em um marco para a imprensa.

    A série é inspirada no livro The Run of His Life: The People v. O.J. Simpson, de Jeffrey Toobin (sem edição nacional), e tem na equipe de produção Ryan Murphy, Scott Alexander, Larry Karaszewski, Brad Falchuk, Nina Jacobson e Brad Simpson. Após o sucesso do documentário Making a Murderer, na Netflix, American Crime Story traz um caso conhecido, mas visto sob um novo ângulo.

    “Quando dizemos que estamos fazendo O.J. Simpson, a primeira coisa que eu ouço de todo mundo é onde as pessoas estavam [quando aconteceu],"disse o produtor Brad Simpson. "É um evento unificador. Há poucos eventos na cultura que são assim, onde as pessoas de uma certa idade se lembram onde estavam. Fazer isso por dez horas nos permite explorar todos os tópicos interessantes que fazem do caso o que ele é: o LAPD [Departamento de Polícia de Los Angeles] e a corrida, mulheres no local de trabalho, o nascimento da mídia cultural, televisão por 24h.”

    Para Nina Jacobson, a última coisa com a qual a série se preocupa é o veredito. “Quer você pense que OJ é ou não culpado, nunca foi o que fundamentalmente nos interessou. O que nos interessa é entender como o veredito foi alcançado e o que isso significou para as pessoas envolvidas.” 

    Além de grande equipe e um caso conhecido, a série tem um elenco igualmente imponente. Apresentamos, na galeria acima, um breve resumo sobre os personagens e sua importância para o caso e para a série. Com dez episódios, American Crime Story: O Povo contra OJ Simpson estreia na FX dos Estados Unidos nesta terça-feira. No Brasil, o canal FX exibe passará a exibir a série todas as quintas-feiras, às 22h30. O primeiro episódio vai ao ar no dia 4!

     

    Orenthal James Simpson

    Ex-jogador de futebol americano, Orenthal James, ou simplesmente O.J., foi um astro do esporte durante a década de 1970. Em 73, ele tornou-se o primeiro jogador a correr mais de 2.000 jardas em uma única temporada. Jogou pelo Buffalo Bills até 1977, e conquistou quatro títulos da NFL. Durante toda a sua carreira, OJ, que ficou conhecido como The Juice, correu um total de 11.236 jardas, e está entre os 20 maiores corredores da NFL. O.J. se aposentou do futebol americano em 1980, e chegou a atuar em filmes como Corra que a Polícia Vem Aí (1988) e Inferno na Torre (1974). Em 1994, o astro foi acusado de ter assassinado sua ex-esposa, Nicole Brown, e o amigo dela Ronald Goldman. O julgamento de OJ foi transmitido pela televisão, assistido por 20 milhões de pessoas, bateu recores de audiência e tornou-se um dos crimes mais notórios da história dos Estados Unidos. Na série, O.J. será vivido por Cuba Gooding Jr.

    Robert Kardashian

    O advogado Robert George Kardashian ganhou notoriedade na sociedade norte-americana devido à sua amizade com O.J. Simpson e por ter feito parte de seu notório time de defesa no julgamento do assassinato de Nicole e Ronald. OJ recrutou uma equipe de advogados que ficou conhecida como Dream Team (ou Time dos Sonhos, literalmente). Robert, que já era amigo do ex-jogador há longa data, foi um dos advogados no dito time. Robert Kardashian ficou famoso no minuto exato em que leu o que parecia ser uma carta de suicício escrita por O.J. no dia que estava marcado para ele se entregar. O advogado precisou reativar sua licença para exercer a profissão e se uniu ao Dream Team como assistente. À época, ele era o único famoso dos Kardashian, mas logo o status se transferiu para sua então esposa, Kris Kardashian e os filhos do casal: Khloe, Kim, Kourtney e Rob. Na série, Robert Kardashian é interpretado por David Schwimmer.

    Robert Shapiro

    Robert Shapiro foi o primeiro advogado recrutado por Simpson para trabalhar em sua defesa. Ele chegou a representar outros atletas em sua carreira profissional, dentre os mais notáveis, além de O.J., estão Darryl Strawberry, José Canseco e Vince Coleman, e também celebridades como Johnny Carson, Linda Lovelace e até mesmo os próprios Kardashian. Após o caso de O.J., Shapiro abandonou a área criminal e decidiu dedicar sua carreira a casos menores. Ele ajudou a fundar uma companhia de assistência técnica a produtos tecnológios que auxiliam na resolução de crimes, e foi considerado em 2013 um dos 100 advogados mais influentes da América. Na série, Shapiro é interpretado por John Travolta.

    Johnnie Cochran

    Johnnie L. Cochran foi talvez o advogado mais importante do Dream Team de O.J. No argumento final da defesa, Cochran disse a frase pela qual ele ficaria eternamente conhecido, para persuadir o júri da inocência de seu cliente: "If it doesn't fit, you must acquit." (Se não serve, você precisa inocentar, em tradução). A frase se refere à luva que foi encontrada na cena do crime, coberta com sangue das vítimas, que não cabia nas mãos de Simpson. Cochran foi amplamente criticado pelo promotor Christopher Darden por ter trazido à discussão o tema da raça, alegando que O.J. estava sofrendo preconceito. Shapiro também teve problemas com Cochran, e o acusou de usar tal argumento de maneira irresponsável. Posteriormente, O.J admitiu o papel essencial e insubstituível de Cochran em sua defesa. Na série, ele é interpretado por Courtney B. Vance.

    Marcia Clark

    Marcia Rachel Clark é uma promotora de justiça e foi a responsável pela acusação no julgamento de OJ. Antes disso, ela também ganhou notoriedade pelo julgamento de Robert John Bardo pelo assassinato de Rebecca Schaeffer, em 1991. Anos após o caso de OJ Simpson, Marcia Clark fez inumeras aparições na TV, como correspondente de programas de entretenimento e comentarista jurídica, e já participou de um episódio de Pretty Little Liars como a promotora Sidney Barnes. Em American Crime Story, Marcia Clark é interpretada por Sarah Paulson.

    Christopher Darden

    Assistente de Marcia Clark, Christopher Darden ganhou notoriedade e fama quando, durante o julgamento, ele pediu a Simpson para provar as luvas cobertas de sangue que foram encontradas na cena do crime. O fato de Darden ser negro foi bastante significativo para a acusação. É importante observar que o júri era composto amplamente por negros, Cochran havia se juntado à defesa, e as vítimas eram brancas. Ao trazer Darden para a acusação, o time tinha como objetivo eliminar a ideia de o caso ser um racismo de brancos contra negros. Ele acabou se envolvendo em algumas polêmicas sobre a questão racista, e até se emocionou em uma coletiva de imprensa ao falar sobre o assunto. Na série, Darden é interpretado por Sterling K. Brown.

    Juíz Lance Ito

    Lance Ito foi o juíz que presidiu o julgamento de OJ Simpson. Ficou famoso na televisão, mas se recusa a dar entrevistas ou comentar o caso. Foi ele quem tomou a decisão de deixar o caso ser televisionado. Na série, ele é vivido por Kenneth Choi.

    Kris Jenner

    À época ainda chamada Kris Kardashian, a atual socialite foi esposa do advogado Robert Kardashian. A família era muito amiga de OJ, e por isso ele frequentava bastante a casa dos Kardashian. Na série, Kris Jenner é interpretada por Selma Blair.

    Faye Resnick

    Faye Resnick é uma personalidade da televisão e designer de interior. Era melhor amiga de Nicole Brown e, por isso, foi essencial ao caso. Ela relatou o medo que a amiga tinha do ex-marido e das ameaças que sofria dela. Na série, ela é vivida por Connie Britton.

    Kris Janner

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top