Minha conta
    Mostra de Tiradentes 2016: Como fazer um filme sobre o vento e outro sobre o calor

    Tropykaos e Aracati constituem desafios à linguagem do cinema.

    A terça-feira, dia 26 de janeiro, trouxe dois longas-metragens com propostas ousadas à 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Na mostra Transições foi apresentado Tropykaos, fantasia sobre um jovem sofrendo com o calor intenso da cidade de Salvador. Na mostra Aurora foi exibido Aracati, documentário sobre os efeitos do vento numa região interiorana do Ceará.

    Raios "ultraviolentos"

    Tropykaos, de Daniel Lisboa, cria uma espécie de "doença do sol" para retratar o caos da cidade grande. No caso, o jovem Guima (Gabriel Pardal) não consegue trabalhar nem sair de casa por causa do calor excepcional. Aos poucos, ele suspeita que está derretendo...

    O longa é divertido e tem uma narrativa coesa, que despertou longos aplausos da plateia em Tiradentes. Mas é uma pena que o projeto não explore a fundo as possibilidades imagéticas da premissa.

    Leia a nossa crítica.

    A imagem do ar

    Aracati, de Aline Portugal e Julia de Simone, faz um amplo retrato social e cultural do interior do Ceará a partir do vento, que leva a grandes construções industriais, determina a geografia e o ritmo de vida dos moradores.

    As imagens são belíssimas e o discurso apresenta consistência, abrindo espaço inclusive para reflexões sobre a natureza da imagem cinematográfica - tudo isso através de retratos do vento nas árvores, do fogo, do deslocamento dos rios e dos ótimos depoimentos coletados.

    Leia a nossa crítica.

    Na quarta-feira, a Mostra Transições continua com Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois, enquanto a Mostra Aurora apresenta o documentário Taego Ãwa

    Críticas da 19ª Mostra de Tiradentes

    AracatiAtravés da SombraO Diabo Mora AquiO Espelho

    Futuro Junho

    GarotoÍndios Zoró - Antes, Hoje e Agora?

    InvasoresJonasO Que Queremos Para o Mundo?

    Quase Memória 

    Tropykaos

    Urutau

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top