Minha conta
    Mostra de Tiradentes 2016: Filmes sobre pedofilia e cultura indígena dividem opiniões

    Urutau e Índios Zoró - Antes, Hoje e Agora? foram os destaques do dia 25 de janeiro.

    No dia em que começaram as mostras competitivas Aurora (para longas-metragens) e Foco (para curtas-metragens), a 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes trouxe alguns títulos polêmicos ao público. O primeiro deles foi Urutau, retrato da relação abusiva entre um adulto pedófilo e um adolescente mantido em cativeiro há sete anos. O segundo foi Índios Zoró - Antes, Hoje e Agora?, documentário sobre as transformações culturais indígenas.

    A ética na ficção

    Urutau mexeu com os nervos por começar com uma cena de estupro entre um homem adulto (Gerson Delliano) e um jovem garoto (Nicolas Sambraz). As imagens seguintes mostram a rotina claustrofóbica dos dois personagens, repletos de sentimentos violentos e amorosos.

    Alguns críticos saíram indignados da sessão, acusando o diretor Bernardo Cancella Nabuco de explorar o tema de modo fetichista, estetizando a dor alheia sem compaixão pela dor do garoto sequestrado. Mas talvez a estética austera seja justamente a melhor maneira de representar a imobilidade e frieza daquele ambiente. De qualquer modo, o filme - cujo nome vem de um tipo de pássaro, conhecido pelo canto triste - não deixou o público indiferente.

    Leia a nossa crítica.

    A ética no documentário

    A apresentação de Índios Zoró - Antes, Hoje e Depois? foi marcada pela presença expansiva e divertida do diretor Luiz Paulino dos Santos, que subiu ao palco e falou longamente sobre a sua obra. O próprio cineasta está presente no documentário - na maior parte das cenas, aliás.

    O fato é que este projeto, o primeiro em competição na Mostra Aurora, é um filme ruim sobre um filme bom. Evoca-se o curta-metragem do diretor, feito em 1982, cujas imagens aparentam ser belíssimas. Mas o novo projeto apenas idealiza a cultura indígena enquanto se alonga na reverência à personalidade festiva de seu criador.

    Os aplausos foram calorosos no fim da sessão, mas era difícil distinguir se eram destinados ao filme, ou à figura de Luiz Paulino dos Santos.

    Leia a nossa crítica.

    Críticas da 19ª Mostra de Tiradentes

    Através da SombraO Diabo Mora AquiO Espelho

    Futuro Junho

    GarotoÍndios Zoró - Antes, Hoje e Agora?

    InvasoresJonasO Que Queremos Para o Mundo?

    Quase Memória 

    Urutau

    A Mostra de Tiradentes 2016 continua nesta terça-feira com a exibição dos longas-metragens Tropykaos e Aracati, além de novos curtas-metragens nas Mostras Dissonâncias, Praça e Foco.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top