Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    30 grandes filmes sobre o cinema
    Por Rodrigo Torres — 26 de jan. de 2016 às 20:20
    facebook Tweet

    Quando a sétima arte descortina os artistas, os bastidores, a criação, as possibilidades, enfim, a própria sétima arte.

    O cinema encontrou, ainda em seus primórdios, um tema fascinante sobre o qual versar: o próprio cinema. Também perigoso, abordar a temática exige sensibilidade para não cair na pieguice de homenagear sem pudores, senso crítico, em excesso. Do mesmo modo, propor a reflexão de uma arte sobre si mesma pode redundar em hipocrisia e cinismo.

    Esses são problemas dos quais os filmes a seguir fogem eficientemente. Uns melhores, mais amplos, outro modestos, mas todos com sensibilidade ao retratar uma paixão, desnudar os artistas por trás da realização e, em alguns casos, ao se revelar verdadeiras obras-primas que exploram o grande potencial metalinguístico de tão ousada e ilimitada proposta.

    São duas obras para cada um dos 15 subtemas. Como você poderá perceber, essa organização serve mais como um índice de aspectos recorrentes em filmes sobre cinema do que como um delimitador dessas obras. Mesmo porque, os longas-metragens mais ricos tratam de vários desses assuntos, justificando ainda mais seu lugar na lista e, principalmente, na História da sétima arte.

    Enfim, vamos ao que interessa. Repassemos 30 grandes filmes sobre o cinema.

    O homem e o cinema
    Cinema: paixão e história
    Produção: processo e loucura
    Metalinguagem, ficção e realidade
    Keaton e Allen

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top