Minha conta
    Samuel L. Jackson defende o uso de termo racista em filmes de Tarantino: "Não entendo a loucura em torno disso"

    A palavra "nigger" é considerada um palavrão altamente ofensivo nos Estados Unidas quando dita por uma pessoa branca, pois era assim que os senhores de escravos se referiam aos negros nos EUA para diminuí-los verbalmente.

    Esta polêmica não pode ser encarada como nenhuma novidade: O apreço do cineasta Quentin Tarantino pelo uso do termo "nigger" em seus filmes continua causando polêmica.

    Desde Cães de Aluguel, seu primeiro filme, o diretor é alvo de críticas por usar nos diálogos de seus filmes uma das expressões mais ofensivas do inglês norte-americano. "Nigger" (termo que costuma ser traduzido como crioulo no Brasil, mas que não tem tradução exata) era a palavra usada por senhores de escravos no passado colonial dos Estados Unidos para se referir aos negros.

    Segundo o site Gawker, "a palavra que começa com n" é proferida 65 ocasiões em Os Oito Odiados, mais recente lançamento do cineasta que pode marcar presença em categorias do Oscar 2016.

    Samuel L. Jackson, ator que interpreta o personagem atingido pelas ofensas racistas no enredo de Os Oito Odiados afirmou que o alvoroço em torno dessa questão é, a seu ver, exagerado.

    "Não entendo a loucura em torno disso ou porque as pessoas gastam seu tempo sentadas no cinema contando quantas vezes uma palavra é dita", afirmou o ator, que acha que Tarantino recebe críticas injustas.

    Para L. Jackson, o que mais importa é contexto em que o fatídico termo é utilizado. "Ela sai das bocas dos personagens de uma forma honesta, especialmente naquela época", afirma. O faroeste com toques de suspense Os Oito Odiados se passa na segunda metade do século 19, logo depois da Guerra Civil Americana. "As pessoas acabaram de passar por uma guerra que dividiu o país, libertou uma monte de gente que um monte de gente não queria ver livre, e agora eles estão em liberdade, então do que estamos falando? Ah, aqueles ‘homens de cor livres’? Não. Ninguém falava assim."

    Em uma entrevista ao jornal The Australian, em 1998, Tarantino não negou que usa a palavra nos diálogos que escreve porque considera que há uma peculiaridade nela que não é encontrada em nenhum outro termo da língua inglesa.

    "Quando você fala da palavra 'nigger', você está falando daquela que provavelmente é a palavra mais volátil da língua inglesa. A palavra com n não pode nem ser dita em voz alta. Há muito poder nela."

     

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top