Minha conta
    Países do BRICS podem criar prêmio alternativo ao Oscar

    Já imaginou uma premiação da Academia feita só para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul?

    Imagine um prêmio de cinema, tão importante quanto o Oscar, só que voltado somente para os filmes feitos em Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul? Isso pode acontecer.

    A ideia de criar uma academia cinematográfica alternativa está sendo discutida pelo BRICS, grupo economico formado pelos países citados acima. Esta questão está sendo debatida desde julho, a partir de uma sugestão do primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

    O director do Gosfilmfond, fundo nacional de arquivos cinematográficos russos, Nikolay Borodachev, apoia a ideia e revelou que o Cazaquistão também demonstrou interesse no assunto: "Os filmes russos, indianos, brasileiros são muito atuais e não são piores do que os americanos. No entanto, são raramente incluídos na lista dos nomeados para os principais prêmios cinematográficas do mundo. [...] Nos países do Brics moram mais de 40% da população do mundo. Eles têm direito de ter a sua própria academia cinematográfica e atribuir os prêmios aos filmes e diretores que trabalham no território destes países”.

    Tanto Rússia como China já levaram o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para casa, com as produções russas Arco-ÍrisGuerra e Paz, Moscou não Acredita em LágrimasO Sol Enganador e o filme chinês O Tigre e o Dragão.

    Dentre os candidatos do BRICS para o Oscar 2016, só o Brasil surge como um dos favortitos para levar a estatueta, com Que Horas Ela Volta?.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Oscar 2016: Conheça os favoritos!
    Comentários
    Back to Top