Minha conta
    "Estou aprendendo a ser um aliado e defensor de questões trans", diz Eddie Redmayne, de A Garota Dinamarquesa

    Ator vencedor do Oscar fala sobre as críticas que recebeu por aceitar interpretar a primeira mulher transexual que foi submetida a uma cirurgia genital que se tem registro.

    Eddie Redmayne já soltou a voz em Os Miseráveis, versão para os cinemas de um dos musicais mais importantes da Broadway; encarnou as modificações corporais do físico Stephen Hawking na cinebiografia A Teoria de Tudo, que lhe rendeu uma estatueta de melhor ator principal no Oscar; e um criticado extraterrestre vilanesco e extravagante em O Destino de Júpiter. Diversidade de papéis foi o que não faltou em sua carreira.

    Entratanto, o ator viveu um novo desafio ao aceitar estrelar A Garota Dinamarquesa, sua mais recente parceria com o diretor Tom Hooper (Os MiseráveisO Discurso do Rei).

    Redmayne vive Lili Elbe, uma importante personalidade para o movimento transgênero. Nascida Einar Mogens Wegener, Elbe foi a primeira pessoa a passar por uma cirurgia de redesignação sexual, no ano de 1930. Uma década antes, Lili, quando ainda respondia pelo nome masculino de Einar, era uma respeitada artista casada com Gerda Gottlieb (Alicia Vikander) até que manifestou para sua esposa o desejo de assumir sua identidade feminina, o que não atrapalhou o casamento das duas.

    Por não ser uma pessoa trans, Eddie Redmayne foi criticado por alguns grupos de ativistas por interpretar uma personagem trans, algo semelhante com o que aconteceu com Jared Leto em Clube de Compras Dallas. Em entrevista para o site Indiewire o ator falou sobre essa polêmica.

    "Eu acredito que essa seja uma importante discussão. E eu acho que ela representa que há muita discriminação contra pessoas trans no ambiente de trabalho em geral. Acho que há anos de sucesso cisgênero em cima de história de pessoas trans... Eu espero que haja um dia quando haverá mais atores trans e atrizes trans interpretando papéis trans e papéis cis. E eu espero — como qualquer ator iria esperar — que as pessoas possam interpretar qualquer tipo de papel se o fizer com um senso de integridade e responsabilidade", disse o ator.

    Redmayne disse que está empenhado em levantar a bandeira da inclusão com A Garota Dinamarquesa e lutar para que pessoas trans deixem de ser discriminadas. "Já faz 100 anos desde a história de Lili e Gerda, quando Lili teve de lidar com violência e discriminação. Depois de quase 100 anos, há uma quantidade considerável de violência contra pessoas trans, especialmente contra pessoas trans não-brancas", avaliou. "Lili pensou em se suicidar. 41% das pessoas trans já cogitaram o suicídio. Essa estatística fala por ela mesma. Eu sinto que durante meus estudos para interpretar Lili e promover o filme, eu ainda esteja aprendendo a ser um aliado e advogar a favor de causas trans com base no que eu sei".

    O ator ainda disse que ter interpretado uma mulher o ajudou a sentir empatia por outras mulheres ao perceber como é estar subjugado ao olhar masculino. "Quando eu mais senti isso [o peso do olhar masculino] foi quando eu entrei na primeira vez no set vestido como Lili... O medo de julgamento foi diferente de tudo que eu já senti antes."

    A Garota Dinamarquesa estreia no Brasil no dia 11 de fevereiro de 2016.

     

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top