Minha conta
    Festival Mix Brasil 2015: Mulheres e transexuais que desafiam o sistema

    Personagens femininas fortes tomaram conta das telas do festival paulista.

    A maioria dos festivais de temática LGBT costuma privilegiar as produções sobre homens homossexuais, e talvez essa predominância ainda exista no Festival Mix Brasil, em São Paulo. Mas é interessante ver a alta qualidade das produções sobre transexuais e sobre mulheres lésbicas, como na última segunda-feira, com dois filmes muito diferentes sobre as lutas femininas na sociedade.

    Pioneiras nos palcos e nos bastidores

    O documentário Yorimatã, de Rafael Saar, apresenta a trajetória da dupla Luhli e Lucina, que desafiou as rígidas regras da ditadura para cantar músicas sobre a paz e a natureza. O filme destaca a importância desta postura militante, e a bela família constituída pelas duas e por Luiz Fernando Borges da Fonseca, todos cuidando dos filhos com a mesma atenção. Enquanto Luhli e Lucina relatam suas lutas políticas (mulheres sequer podiam tocar tambores na época), convidados como Ney MatogrossoGilberto Gil cantam com a dupla.

    Leia a nossa crítica.

    Elena, nascida Felipe

    Já o drama chileno A Visita apresenta uma mulher transexual, que decide enfrentar a família católica em um momento muito delicado: a morte de seu pai. Elena volta à família e perturba a ordem rígida entre patrões e empregados, homens e mulheres. Ela tem muitas dúvidas sobre seu papel neste lar, mas acaba resistindo às pressões. É importante notar que a protagonista é interpretada por uma atriz transexual, Daniela Vega, algo raro no cinema contemporâneo.

    Leia a nossa crítica.

    Confira todas as críticas dos filmes do Festival Mix Brasil:

    Como Vencer no Jogo (Sempre)

    Dora ou as Neuroses Sexuais dos Nossos Pais

    ElectroboyFassbinder - Amor Sem Cobranças

    Juntos e Misturados

    Histórias de Nossas Vidas

    O Homem Novo

    The Material Boy

    O Mundo de Daniel

    Nasty BabyO Que Há Entre Nós?

    A Paixão de JL

    Sou Todo TeuTab Hunter - Confidencial

    TupiniqueensYorimatã

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top