Minha conta
    Entrevista exclusiva: "Poderia definir Dheepan como sobre um homem que não sabe falar de amor", diz Jacques Audiard

    Conversamos com o diretor francês sobre o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano.

    Desde 2012 o AdoroCinema acompanha de perto o Festival de Cannes, trazendo a você notícias e opiniões sobre os filmes exibidos no maior festival de cinema do planeta. A novidade é que, neste ano, fizemos também algumas entrevistas bastante especiais. Uma delas com o vencedor da Palma de Ouro, Jacques Audiard, premiado por Dheepan - O Refúgio.

    Conversamos com o diretor um dia antes da premiação, ou seja, sem que ele tivesse a menor ideia que levaria o cobiçado troféu. Neste bate-papo, Audiard falou sobre o que lhe interessava ao rodar o longa-metragem: "O interesse principal era que parecesse uma família de verdade, que sofresse mudanças no decorrer dos acontecimentos. A vinda dos refugiados para a França é um pano de fundo, não é o tema principal. É o que os personagens precisam fazer para sobreviver, mas não se trata de uma simulação. Não fiz um documentário."

    Audiard negou também que as áreas violentas de Paris, vistas no filme, sejam baseadas em alguma localidade da cidade-luz. "É tudo ficcional", diz o diretor. "É o ponto de vista deles. Seria ridículo comparar com o que acontece em uma zona de guerra. Creio que possa dizer que há áreas que sejam violentas ou perigosas. Basicamente, trata-se de uma situação tensa mas absolutamente ficcional, criada por mim."

    O diretor revelou que teve pouco tempo de pós-produção, já que havia um prazo-limite para que o filme fosse exibido em Cannes. Dheepan apenas foi concluído uma semana antes de sua exibição no festival. "Para um filme como Dheepan, é importante estar em Cannes. Por um lado ter um tempo curto para finalizá-lo foi ótimo, porque você não tem muito tempo para pensar, é preciso agir. O que acredito ser algo positivo."

    Como era desejo do diretor que Dheepan tivesse personagens que não falassem bem a língua francesa, a busca pelo elenco saiu do lugar comum. Kalieaswari Srinivasan, atriz principal do longa-metragem, veio da Índia. Já Antonythasan Jesuthasan, intérprete de Dheepan, era um velho conhecido do diretor. "Ele é ator, e também escritor. Vive na França, mas não fala francês muito bem. Já o conhecia antes de Dheepan, quando comecei a seleção do elenco pensei logo nele."

    Audiard aproveitou a deixa para dar uma cutucada no atual cinema francês: "Não é bem uma crítica, mas creio que o cinema francês se olha muito no espelho. Quero encontrar novos rostos e novas formas de falar, e isto passa também por diferentes cores de pele."

    Questionado sobre como definiria Dheepan, Audiard não pensou duas vezes: "Queria que esta história em particular fosse irônica e original, de duas pessoas que não falam a nossa língua. Poderia definir o filme como sobre um homem que não sabe falar de amor."

    Confira nossa crítica de Dheepan - O Refúgio!

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top