Minha conta
    Guillermo del Toro diz que Hollywood limita o potencial criativo de filmes de terror

    Diretor de A Colina Escarlate diz que prefere causar uma mistura de medo e desconforto de maneira atmosférica do que simplesmente fazer filmes com sustos.

    O diretor Guillermo del Toro afirmou que Hollywood limita o potencial criativo e artístico de filmes de terror ao investir em fórmulas repetidas e não conceder orçamentos razoáveis para os diretores. O cineasta, que dirige A Colina Escarlate, que estreia no Brasil na próxima quinta-feira (dia 15), é responsável pelo filme de fantasia e terror O Labirinto do Fauno, que se tornou um verdadeiro clássico moderno do gênero.

    Ele declarou em entrevista ao site The Wrap que não segue fórmulas pre-definidas ao construir suas narrativas e que o que realmente lhe interessa é construir uma atmosfera que ajude a contar uma história: "Eu não faço filmes para serem assustadores, eu faço filmes para causarem uma sensação de desconforto. Eu já produzi filmes com sustos, mas eu prefiro dirigir filmes arrepiantes. O combustível de um filme é sua atmosfera e inspirar um sentimento de medo inexplicável mais do que qualquer coisa".

    Ao ser peguntado sobre qual seria o truque para desenvolver o lado atmosférico de suas produções, o cineasta revelou seu segredo. "Eu passei toda a minha vida tentando encontrar beleza no horror e beleza no grotesco. Então acho que meu faro está em sintonia com o que acredito. Se as pessoas vão gostar ou não, isso fica a cargo das escolhas delas e de suas bagagens".

    O diretor, produtor e roteirista mexicano contou que começou o projeto de A Colina Escarlate há 9 anos, depois do lançamento de O Labirinto do Fauno. Sua motivação para realizar o filme foi seu interesse por romances góticos, pois eles contém uma combinação única de "amor, morte, horror e beleza".

    O filme levou tanto tempo para ser feito porque ele queria aproveitar o potencial da trama da melhor maneira possível, com o maior orçamento possível. Para isso, o cineasta teve de enfrentar algumas barreiras. "Bem, eu sabia que queria uma produção generosa. Eu não queria fazer um filme B. Eu queria que esse filme fosse bastante opulento. Ao mesmo tempo, o que pesava contra era ser um filme centrado em uma mulher, proibido para menores de idade e em um gênero que não é realizado há 45 ou 50 anos. Então não foi fácil. Todos gostaram dos personagens e todos gostaram da história, mas eles tiveram problemas quando pensaram em como poderiam vender isso e posicionar isso no mercado, o que eu acho que não deve ter sido fácil. Mas eu agradeço a Deus pela Legendary e Universal terem acreditado no filme".

    O diretor também disse que Hollywood tem limitado os filmes do gênero terror, que, em sua visão, já foi muito mais diverso. "Eles nos pedem para fazer filmes [no máximo] proibidos para menores de 13 anos ou fazê-los por menos de 30 milhões de dólares. Eu sempre digo que preciso de 50 milhões por causa da enorme diferença em termos de perfeição da qualidade visual. Eu não cuido da parte visual apenas pela beleza. Eu uso o lado visual como uma linguagem para contar a história. É um filme que é como uma pintura. Você precisa de um certo nível de habilidade, uma certa quantidade de tempo de filmagem. O trabalho de câmera é feito da maneira muito, muito clássica de Hollywood, com gruas e carrinhos", disse.

    A Colina Escarlate traz Tom HiddlestonMia WasikowskaJessica Chastain e Charlie Hunnam no elenco. 

    Wasikowska assume o papel da escritora Edith Cushing. Desde a infância, a autora é capaz de se conectar com seres sobrenaturais e faz sua carreira na região norte da Inglaterra do século IXI escrevendo sobre fantasmas e espíritos. Ela se envolve em um tórrido romance com Sir Thomas Sharpe, interpretado por Hiddleston, com quem se casa. Ao se mudar para a imponente casa de seu novo esposo, Edith descobre que o local guarda segredos aterrorizantes. Chastain interpreta Lady Lucille Sharpe, a severa irmã de Thomas, e Hunnam vive  Dr. Alan McMichael, um amigo de infância de Edith que é apaixonado por ela. O elenco conta ainda com Leslie Hope (The Strain), Doug Jones (Hellboy) e Burn Gorman (Círculo de Fogo).

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top