Minha conta
    Leonardo DiCaprio vai produzir filme sobre escândalo da Volkswagen

    Longa será baseado no livro inédito de Jack Ewing, sobre a descoberta de uma fraude para falsificar os resultados de emissões de gases tóxicos por alguns veículos da marca.

    Leonardo DiCaprio já tem seu próximo projeto em mente. O prolífico ator estará ao lado de Jennifer Davisson na produção de um longa-metragem sobre o escândalo da Volkswagen descoberto este ano, que fraudava os dados de emissão de gases tóxicos em seus veículos.

    A Paramount adquiriu os direitos de adaptação do livro ainda inédito do autor Jack Ewing, correspondente internacional do The New York Times. O livro vai detalhar a fraude cometida pela Volks, que fez a empresa ser multada em US$ 18 bilhões por alterar os dados de emissão de gases de seus veículos movidos a diesel. Ainda sem diretor ou elenco definidos, o longa tampouco tem data de início das produções.

    Entenda o caso

    O escândalo da Volkswagen está relacionado à falsificação dos dados de emissão de poluentes dos veículos Jetta, Beetle, Audi A3, Golf e Passat. Descoberto este ano, o caso levou à renúncia do Presidente-Executivo, Martin Winterkorn, em setembro.

    Após o governo norte-americano endurecer as regras relacionadas às emissões de gases, a Volks anunciou a venda de modelos movidos a diesel limpo, que teoricamente reduziriam a quantidade de óxido de nitrogênio na atmosfera. Porém, os veículos na verdade escondiam um software ilegal que poderia identificar quando os carros estavam sendo testados para a quantidade de gases emitidos, e controlar os resultados. Em condições normais, cada veículo emitia 40 vezes mais a quantidade permitida pela lei. O software foi descoberto pela Agência de Proteção Ambiental (EPA), que identificou um total de 482 mil veículos alterados, levando ao processo seguido de multa e renúncia de Winterkorn, que chegou até mesmo a divulgar uma nota pedindo desculpas pelo caso.

    DiCaprio esteve na produção de filmes como O Lobo de Wall Street, Tudo Pelo Poder e do documentário Virunga, da Netflix. Seu próximo longa a estrear no cinema é O Regresso, do diretor Alejandro González Iñárritu, vencedor do Oscar por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). Davisson e DiCaprio trabalharam juntos na produção de vários longas, dentre eles Tudo por Justiça e Aposta Máxima.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top