Meu AdoroCinema
  • Meus amigos
  • Meus cinemas
  • Notas Express
  • Minha coleção
  • Minha conta
  • Promoções
  • Desconectar
Jessica Chastain critica hipersexualização de heroínas
Por João Vitor Figueira — 03/10/2015 às 00:01
facebook Tweet

Atriz de Perdido em Marte e Interestelar é uma das vozes mais proeminentes contra o sexismo em Hollywood.

Não é raro ver Jessica Chastain se levantar como uma das principais vozes de Hollywood contra o machismo. Dessa vez, a atriz de Perdido em Marte, Interestelar e A Hora Mais Escura criticou a maneira como as mulheres são retratadas em filmes de super-heróis.

Em entrevista para a RadioTimes, Chastain comentou que considera que as mulheres são muitas vezes submetidas a papéis hipersexualizados quando conseguem estrelar um filme de ação. "Se você olhar para filmes como Elektra e Æon Flux, o problema dos estúdios é que eles tentam filmes com mulheres valentes muito sexualizadas. Elas precisam vestir um traje colado ao corpo", afirmou a atriz.

Jennifer Garner como Elektra e Charlize Theron como Æon Flux.

Chastain ainda afirmou que a exploração dos aspectos físicos das atrizes não deveria ser o foco de um filme de ação, exemplificando com um exemplo clássico de personagem feminina que entrou para a história do cinema por sua personalidade, não por suas curvas. "Se você for olhar para um dos papéis femininos mais incríveis que há, como a Ripley em Alien, verá que ela é uma mulher muito sensual, mas ela não está usando um monte de maquiagem. Ela está com uma calça jeans e uma camiseta. O que é sensual nela é o quão competente ela é", disse a atriz sobre a personagem de Sigourney Weaver.

Sigourney Weaver como a Tenente Ellen Ripley, personagem que desafiou estereótipos.

Chastain contou que sua visão crítica sobre o sexismo a deixou em um patamar onde ela pondera melhor antes de aceitar um papel. Em Perdido em Marte, por exemplo, a atriz interpreta uma comandante numa missão pioneira ao planeta vermelho. Em A Colina Escarlate, terror ainda inédito estrelado por ela, o diretor Guillermo del Toro inverteu papéis femininos e masculinos: "Queria criar um filme clássico e elegante com protagonistas fortes. Tenho duas filhas fortes, minha mulher é minha namorada de colégio e também é muito forte. Mas geralmente as mulheres são damas em perigos nessas produções. A Colina Escarlate é um romance com algumas reviravoltas. É mais livre de estereótipos de gêneros, há mais liberdade. Acho que é nossa responsabilidade pegar esses grandes dramas e contá-los de outra forma", afirmou o cineasta.

"Se a personagem feminina não for tão interessante quando o personagem masculino, não estou interessada. Linda Hamilton em Exterminador do Futuro 2 foi incrível. Eu lembro de ser uma garotinha assistindo-a e pensando 'Isso é incrível. Quer ser ela'", contou Jessica.

Em agosto do ano passado, Chastain ganhou as manchetes ao questionar a Marvel o que falta para a Viúva Negra interpretada por Scarlett Johansson ganhar um filme solo. "Ela mostra que sabe botar pra quebrar e que ela é uma grande atriz. Sob a Pele é um filme incrível. Por que ainda estamos à espera de um sinal verde para um filme de super-heroína estrelado por Scarlett Johansson?", disse. "O fato é que a maioria dos filmes de Hollywood mostram uma perspectiva masculina. No geral, os filmes de Hollywood são muito 'machocêntricos'", avaliou.

facebook Tweet
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Turma da Mônica - Laços Trailer
Divino Amor Trailer
Pets - A Vida Secreta dos Bichos 2 Trailer (5) Dublado
Annabelle 3: De Volta para Casa Trailer Legendado
O Olho e a Faca Trailer
O Rei Leão Teaser Legendado
Todos os últimos trailers
Notícias de cinema Pré-Produção
Cinco Júlias: Musical brasileiro criado por Matheus Souza vai virar filme
NOTÍCIAS - Pré-Produção
quarta-feira, 26 de junho de 2019
The Batman: Andy Serkis é cotado para o filme de Robert Pattinson (Rumor)
NOTÍCIAS - Pré-Produção
quarta-feira, 26 de junho de 2019
Meryl Streep, Nicole Kidman e Ariana Grande vão estrelar musical de Ryan Murphy na Netflix
NOTÍCIAS - Pré-Produção
terça-feira, 25 de junho de 2019
Meryl Streep, Nicole Kidman e Ariana Grande vão estrelar musical de Ryan Murphy na Netflix
George Clooney vai dirigir adaptação de Good Morning, Tonight para Netflix
NOTÍCIAS - Pré-Produção
segunda-feira, 24 de junho de 2019
George Clooney vai dirigir adaptação de Good Morning, Tonight para Netflix
Últimas notícias de cinema Pré-Produção
Filmes mais esperados
Filmes mais esperados
Back to Top