Minha conta
    Ridley Scott, diretor de Perdido em Marte, afirmou que sabia da existência de água em Marte há meses

    "Conspiração"?

    A Nasa anunciou para o mundo a descoberta de que há água salgada em estado líquido em algumas montanhas de Marte e apresentou as primeiras evidências claras do fenômeno nesta semana. A descoberta é importante pois reacende o debate e impulsiona as pesquisas sobre a existência de micróbios e outras formas de vida no planeta vermelho.

    Por mais que já se discutisse essa possibilidade há anos, muita gente ficou com uma pulga atrás da orelha pela descoberta ter sido revelada às vésperas da estreia da ficção científica Perdido em Marte, que tem sua estreia mundial marcada para este final de semana.

    No twitter, basta pesquisar "The Martian + Nasa + marketing" para encontrar diversas pessoas que suspeitam que o anúncio tenha sido guardado para esta semana para coincidir com o lançamento do filme. 

    Um artigo publicado no tradicional jornal inglês The Guardian recebeu a "coincidência" com certo sarcasmo. "Claro, apenas um cínico diria que a Nasa tem que se manter viva em nossos corações e romantizar a glória de uma viagem espacial para manter sua existência financiada por impostos. Se existe um filme sobre uma missão da Nasa para Marte, que, de certa maneira, é quase um comercial em longa-metragem para a Nasa... Por que eles não iriam guardar esse último anúncio para coincidir com o lançamento do filme?", pontua o crítico de cinema Peter Bradshaw.

    Entretanto, não é preciso buscar uma conspiração. O próprio Ridley Scott afirmou que estava ciente da novidade divulgada pela agência. "Eu sabia disso há meses", afirmou o cineasta sobre a descoberta de água no planeta vermelho em entrevista ao site Yahoo! Movies. O diretor de 78 anos de idade trabalhou em conjunto com a Nasa para desenvolver Perdido em Marte, que é baseado no romance sci-fi de Andy Weir, e conta a história de um astronauta americano interpretado por Matt Damon que é esquecido por sua equipe no planeta vermelho após uma tempestade e tem de usar seus conhecimentos para sobreviver naquele ambiente hostil.

    "Quando eu conversei com a Nasa pela primeira vez eu disse 'Eu sei que vocês desceram lá e encontraram geleiras'. 'Sim, nós achamos que aquela imensa coisa branca na superfície de Marte que está coberta de poeira seja gelo', eles me disseram", comentou o diretor. "Eu disse 'Uou! Isso significa que houve um oceano lá? Nós agora sabemos o que Marte foi há 750 milhões de anos?'. Eles me disseram 'Bem, boa pergunta'".

    Em entrevista ao jornal New York Times, Scott esclareceu que só tomou o conhecimento a respeito da água em Marte quando as filmagens do longa já tinham iniciado. Por conta disso, parte do roteiro foi alterado. 

    Perdido em Marte estreia no Brasil nesta quinta-feira, dia 1º de outubro.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top