Minha conta
    Robert De Niro acusa repórter de tirar conclusões negativas em entrevista e enfrenta boicote de jornalista

    Entenda como tudo aconteceu durante a promoção do filme Um Senhor Estagiário.

    Com 72 anos de idade, Robert De Niro ficaria bem em qualquer papel, desde drama a comédia, passando por animação, musical e ficção científica... afinal, ele é o Robert De Niro!

    Atualmente, ele está apostando mais em produções de comédia, como Um Senhor Estagiário. Tudo bem, é uma escolha dele. Certamente, ele está se saindo muito bem. Mas nem todo mundo acha isso. O que fez com que De Niro se envolvesse em uma polêmica.

    Alguns jornalistas, por exemplo, acreditam que ele deveria se aposentar da profissão de ator, como fizeram Sean Connery, Gene Hackman e Jack Nicholson. Outros acham que atuar em filmes de comédia é acionar o "piloto automático". E isso fez o astro perder as estribeiras - ou quase -, gerando um boicote para cima dele.

    Durante uma entrevista à revista Radio Times, para promover Um Senhor Estagiário, dirigido por Nancy Meyers, no qual De Niro atua ao lado de Anne Hathaway, a repórter Emma Brockes perguntou ao ator: "Como você se preserva contra o piloto automático, quando tiver feito o seu trabalho por um longo tempo e sabe que é bom no que faz?".

    Ao que o astro respondeu: "Sabe - piloto automático não é errado. Às vezes - eu nem vejo desse jeito. Porque algumas vezes, quando você está atuando, como as pessoas fazem na vida, eles estão no piloto automático, por causa da natureza da situação. É necessário para eles estarem no piloto automático. É a melhor coisa que eles podem fazer. É muito efetivo em cena, porque é o que é."

    Até aí, tudo bem. Só que, quando Brockes trouxe um novo assunto, comentando sobre o Festival de Cinema de Tribeca, criado por De Niro no bairro onde ele mora, em Nova York, a situação mudou. Foi o seguinte:

    A repórter sugeriu que o Tribeca Film Festival deve ter sucedido além dos sonhos do ator. Ele, então, afirmou que "é fantástico", e Brockers comentou: "A regeneração do centro de Manhattan é uma loucura; ao ponto de que agora tem muitos banqueiros...".

    Só que, nesse momento, o ator pediu que a jornalista pausasse o gravador. E eis o que se seguiu, de acordo com o depoimento da repórter na Radio Times:

    "Eu desligo. Ele levanta da cadeira, começa a andar furiosamente e diz que está encurtando a entrevista por causa da 'conclusão negativa' do que acabei de dizer.

    'O que, por causa dos banqueiros?' Estou genuinamente espantada.

    'Durante todo o tempo', diz De Niro. 'Durante todo o tempo, conclusão negativa.' [...] 'Eu não vou fazer isso, querida.'

    'Mas, tudo o que o que eu fiz foi fazer perguntas respeitosas sobre seus métodos como ator.'

    'Você provavelmente nem está ciente de que está fazendo isso, a conclusão negativa.'

    'Isso é uma presunção.'

    'Eu sou um bom leitor de caráter.'

    'Eu também.'

    [...]

    'Peraí, então, aonde mais estou sendo negativa?'

    'A pergunta sobre estar no piloto automático - conclusão negativa'.

    'Espere um minuto, mas eu fiz aquela pergunta para estabelecer como você faz para não estar no piloto automático.'

    'Aí está a conclusão negativa.'

    'Devo dizer, agora que você está falando sobre isso, me faz pensar que você estava no piloto automático e é supersensível em relação a isso.'

    'Não vou fazer isso, querida.'

    'Eu acho que você é muito condescendente.'

    'Ah, você acha que 'querida' é condescendente?'".

    Depois que a entrevista citada ganhou a mídia, diversos veículos fizeram a reprodução da mesma, ora defendendo Robert De Niro, ora criticando a conduta dele. O jornalista britânico Piers Morgan, por exemplo, escreveu uma reportagem no Daily Mail, incitando um boicote ao ator.

    Após explicar que passou por uma situação semelhante e, segundo ele, "sem noção" ao entrevistar De Niro para a CNN anos antes, Morgan clamou, descarregando toda a raiva: "É hora da mídia mundial revidar. [...] Ele deve parar de se comportar como uma prima donna patética e mostrar alguma maldita cortesia para aqueles infligidos com o inferno nada invejável de ter que falar com ele. Mas ele não vai. Então, vamos bani-lo. Todo jornalista no mundo devem concordar, com efeito imediato, em nunca mais entrevistá-lo. Dê ao homem o que ele pensa que quer. Só que eu suspeito que seja a última coisa que De Niro quer. Porque debaixo de toda a grosseria pomposa e arrogante jaz um homem ainda desesperado pelo status de superstar e todas as armadilhas que isso traz. [...] Robert De Niro precisa de nós muito mais do que nós precisamos dele esses dias. Ele só está é muito consumido com seu próprio gênio passado para perceber isso."

    E aí, com quem você concorda? Está aberto o debate! Queremos saber a sua opinião sobre essa situação constrangedora. Responda à enquete e explique a sua posição nos comentários.

    O mais recente filme de De Niro, Um Senhor Estagiário, está em cartaz nos cinemas. Leia a nossa crítica.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top