Minha conta
    Liv Tyler diz que atrizes de quase 40 anos são tratadas como "cidadãs de segunda categoria"

    Atriz de 38 anos foi a mais recente voz a se levantar contra o sexismo em Hollywood.

    Liv Tyler engrossou o coro de atrizes descontentes com a maneira que Hollywood trata as mulheres que trabalham na indústria cinematográfica.

    A atriz de 38 anos, que interpretou Arwen Undómiel na trilogia O Senhor dos Anéis e Betty Ross em O Incrível Hulk, afirmou que, estar quase com 40 anos significa receber papéis menos interesessantes em mãos. "38 é um número louco. Não tem muita graça ver que as coisas começam a mudar", afirmou Liv, estrela da série The Leftovers, da HBO.

    "Quando somos adolescentes ou estamos na casa dos 20 anos, há uma série de papéis que envolvem a ingenuidade, que são interessantes de fazer. Mas, na minha idade, normalmente já somos as mulheres ou namoradas de alguém, uma espécie de cidadãs de segunda categoria. Há mais papéis interessantes para as mulheres quando já somos um pouco mais velhas do que isso", completou Tyler.

    Rencentemente, atrizes como Emma Thompson, Meryl Streep, Helen Mirren, Sandra Bullock, Salma Hayek e Maggie Gyllenhaal criticaram o machismo e o etarismo de Hollywood. 

    "Essa questão da idade é uma coisa insana. Sempre foi assim. Eu lembro de dizer, anos atras, quando eu tinha 35, que eles teriam de exumar alguém para interpretar meu par romântico. Nada mudou desde então. Talvez as coisas tenham ficado até piores", avaliou Thompson há algumas semanas.

    Anne Hathaway, em entrevista para a revista Glamour UK, falou que se sente no limbo aos 32 anos de idade. "Quando eu tinha 20 anos, as peças eram escritas para mulheres com 50 e eu só queria ter essa idade. Agora, tenho 30 anos e só penso 'Porque só as pessoas de 24 anos ficam com o papel?'. Já tive 24 anos uma vez e é assim que as coisas são. Tudo o que posso fazer agora é pensar que, felizmente, construí alguma coisa com algum prestígio, que posso contar histórias interessantes e, se as pessoas gostarem, isso me dará a chance de fazer mais e mais."

    Aos 37 anos de idade, Gyllenhaal afirmou que foi considerada "velha demais" para interpretar a amante de um homem de 55 anos. "No início isso me fez sentir mal, depois fiquei com raiva e no final me fez rir", disse.

    Numa análise recente realizada pela revista Vulture, conclui-se que atores conseguem papéis em comédias românticas até os 40, 50 ou 60 anos com alguma frequência. Entretanto, para as mulheres, a idade limite costuma ser aos 40.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top