Minha conta
    Pocahontas tem sinopse alterada na Netflix dos Estados Unidos após acusação de racismo

    Internauta disse que resumo do filme era quase "pornográfico" e que reforçava estereótipos falsos sobre nativo-americanos.

    A Netflix mudou a sinopse de Pocahontas após o texto ser criticado por ativistas. A rede de streaming foi acusada por membros do fórum de discussões online Native Appropriations de racismo contra indígenas norte-americanos e de reforçar estereótipos falsos sobre os povos originários da América do Norte.

    Para a autora Adrienne Keene, que escreve para o site, a descrição do filme parecia resumir um "filme pornô" ou um "romance literário de má qualidade". A sinopse da Netflix pontuava o seguinte: "Uma índia americana deve casar com o melhor guerreiro do vilarejo, mas anseia por algo a mais — logo conhecendo o capitão John Smith".

    Keene explicou sua revolta com o texto em uma publicação: "Sabe qual é o problema [com a sinopse]? Ela hiper-sexualiza o filme e posiciona a Pocahontas somente em relação a suas opções românticas, não como um ser humano, que, você sabe, faz [outras] coisas".

    A autora ainda apontou racismo implícito na sinopse original da Netflix: "Também quero explicitar a supremacia branca implícita nessa descrição: é claro que a Pocahontas não estaria contente com seus costumes nativos atrasados e seu homem nativo. Ela anseia por algo a mais. Spoiler: é um homem branco".

    Após uma semana, a escritora foi contatada pela Netflix. A rede assumiu que as colocações dela eram contundentes e alterou a sinospse da animação da Disney lançada em 1995 para a seguinte: "uma jovem índia americana tenta seguir seu coração e proteger sua tribo quando colonos chegam e ameaçam a terra que ela ama".

    Pocahontas foi o primeiro filme animado da Disney a ser baseado em fatos reais e um dos primeiros com uma protagonista não-branca, o que fazia parte da estratégia do estúdio para apresentar protagonistas mais diversas. Algumas controvérsias começaram logo na época de seu lançamento, já que a verdadeira Pocahontas tinha 10 ou 11 anos de idade quando os ingleses desembarcaram em Jamestown em 1607, ou seja, não era uma mulher adulta como a vista no filme. Além do mais, o final feliz que o filme traz acaba sublimando o massacre que os povos indígenas sofreram dos colonos ingleses, que para alguns críticos foram representados como "selvagens" no longa-metragem.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top