Meu AdoroCinema
    Chris Evans e diretor de Guardiões da Galáxia respondem à "profecia" de Spielberg sobre os filmes de super-herói
    Por João Vitor Figueira — 08/09/2015 às 15:53
    facebook Tweet

    Experiente cineasta disse que a tendência de realizar filmes de super-herói será explorada à exaustão antes de sair de moda, como aconteceu com os filmes de faroeste.

    Na semana passada, o experiente diretor Steven Spielberg voltou a analisar o atual momento de Hollywood e previu que um dos gêneros cinematográficos mais rentáveis dos últimos tempos pode estar com os dias contados. "Nós estávamos lá quando os filmes de faroeste morreram e chegará um tempo em que os filmes de super-heróis seguirão pelo mesmo caminho", afirmou Spielberg, que assumiu que os filmes de heróis estão indo muito bem, mas "esses ciclos têm um tempo finito na cultura popular". 

    A "profecia" do cineasta sobre uma possível queda da popularidade dos blockbusters de heróis foi debatida por dois nomes diretamente envolvidos na ascensão do gênero: Chris Evans, intérprete do Capitão América, e James Gunn, diretor de Guardiões da Galáxia.

    Na opinião de Evans, em entrevista ao site Collider, o que realmente está fazendo com que os filmes de super-herói tenham tanto apelo com o público são os efeitos especiais. Para o ator, "qualquer filme que consiga incorporar esses personagens maiores do que a vida e esses enredos e locações fantásticos" vão interessar a audiência, "seja um filme de super-herói ou um filme de fantasia em geral".

    "Eu certamente acho que, devido ao fato de que a tecnologia finalmente avançou, eles [o público] estão sempre em busca de outros filmes que irão suprir suas necessidades tecnológicas", disse o ator, que tem razão. Apesar de toda a expectativa de que Vingadores: Era de Ultron iria superar a bilheteria de Os Vingadores - The Avengers, a sequência não obteve um rendimento maior do que o do filme antecessor. Aliás, Era de Ultron é apenas o terceiro filme de maior bilheteria de 2015, atrás de dois filmes repletos de efeitos especiais de ponta e sem nenhum super-herói mascarado: Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros e Velozes & Furiosos 7.

    Evans ainda relativizou o termo "filme de super-herói", dizendo que o gênero comporta diversas abordagens possíveis e pode ser muito mais plural do que parece. "Você pode pensar em Jason Bourne como um super-herói. Você pode pegar um filme de super-herói e deixá-lo bastante realista — foi isso que os diretores Joe e Anthony Russo fizeram muito bem em Capitão América 2 - O Soldado Invernal. Alguns filmes de super-herói parecem filmes de super-herói. Os filmes dos irmãos Russo quase soam como histórias humanas com toques de super-heróis", avaliou. Por fim, o ator disse que "enquanto os diretores continuarem reinventando o sabor, a abordagem e o tom", o público continuará consumindo filmes de super-herói.

    James Gunn foi muito mais conciso em seu comentário, publicado em seu perfil no Twitter. Um seguidor do diretor o enviou uma pergunta: "O que você pensa sobre o que Steven Spielberg recentemente disse sobre filmes de super-herói?". A resposta do diretor foi breve: "Ele disse que eles [os filmes] irão morrer? Ele pode estar certo, quem sabe? Mas eu não vejo Guardiões da Galáxia como um fillme de super-herói".

    Enquanto diretores e atores debatem o tema, sete filmes de super-heróis serão lançados nos cinemas no ano que vem: Deadpool (estreia dia 11 de fevereiro), Batman Vs Superman - A Origem da Justiça (estreia dia 24 de março), Capitão América: Guerra Civil (estreia dia 14 de abril), X-Men: Apocalypse (estreia dia 26 de maio), Esquadrão Suicida (estreia dia 4 de agosto), Gambit (estreia dia 6 de outubro) e Doutor Estranho (estreia dia 3 de novembro).

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Steven Spielberg diz que a fase dos filmes de super-heróis irá passar: "Seguirão o caminho dos filmes de faroeste"
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    El Camino: A Breaking Bad Film Trailer Legendado
    Malévola - Dona do Mal Trailer Legendado
    A Luz no Fim do Mundo Trailer Legendado
    O Enigma da Rosa Trailer (2) Legendado
    Desafio de um Campeão Trailer Legendado
    Aves de Rapina Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Últimas notícias de cinema
    Robert Downey Jr. fala com animais no primeiro trailer de Dolittle
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    segunda-feira, 14 de outubro de 2019
    Morre Robert Forster, ator de Jackie Brown e Breaking Bad
    NOTÍCIAS - Personalidades
    segunda-feira, 14 de outubro de 2019
    Frozen 2: Elsa solta os cabelos e se joga numa aventura mágica em novo trailer
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    segunda-feira, 14 de outubro de 2019
    Star Wars: De quem é a risada no final do trailer? (Análise)
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    segunda-feira, 14 de outubro de 2019
    Últimas notícias de cinema
    Melhores filmes em cartaz
    Coringa
    4,6
    Diretor: Todd Phillips
    Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz
    Trailer
    Divaldo - O Mensageiro da Paz
    4,4
    Diretor: Clovis Mello
    Elenco: Bruno Garcia (I), Regiane Alves, Ghilherme Lobo
    Trailer
    Rambo: Até o Fim
    4,4
    Diretor: Adrian Grunberg
    Elenco: Sylvester Stallone, Yvette Monreal, Adriana Barraza
    Trailer
    It - Capítulo 2
    It - Capítulo 2
    4,0
    Diretor: Andy Muschietti
    Elenco: Bill Skarsgård, James McAvoy, Jessica Chastain
    Trailer
    Bacurau
    Bacurau
    3,9
    Diretor: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles
    Elenco: Sônia Braga, Udo Kier, Barbara Colen
    Trailer
    Projeto Gemini
    Projeto Gemini
    3,9
    Diretor: Ang Lee
    Elenco: Will Smith, Mary Elizabeth Winstead, Clive Owen
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top