Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Pesquisa aponta que chorar nos filmes deixa as pessoas mais felizes
    Por Vitória Pratini — 13 de set. de 2015 às 09:00
    facebook Tweet

    Você foi um dos que chorou ao ver A Vida é Bela e Sempre ao Seu Lado?!

    "Não vou pedir que não chorem, pois nem todas as lágrimas são um mal", já dizia Gandalf em O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei. Pois bem, a fala do personagem foi confirmada, recentemente, durante uma pesquisa realizada na Holanda.

    A gente bem sabe que existem aqueles filmes emocionantes, entre eles, os que fazem a gente se debulhar em lágrimas. Pode ser longa-metragem dramático, pode ser animação... o que importa é que o choro é contagiante. E, também, segundo o estudo holandês, o melhor remédio.

    Pesquisadores da Universidade de Tilburg convidaram 66 pessoas, entre 19 e 33 anos, a assistirem a dois filmes bastante emotivos: A Vida é Bela (1998) e Sempre ao Seu Lado (2009).

    Entre os espectadores, 28 (23 mulheres e 5 homens) choraram durante os filmes - 45% em A Vida é Bela e 57% em Sempre ao Seu Lado; enquanto 32 (16 homens e 16 mulheres) não conseguiram derramar uma lágrima.

    Então, os participantes foram avaliados quanto o seu humor antes e depois das exibições. E o resultado foi o seguinte: no final dos longas, os que não choraram, não tiveram alteração no que estavam sentindo antes. Já os que apelaram para o lencinho, continuaram tristes, mas se sentiram mais felizes cerca de 90 minutos após o término das sessões.

    O que poderia explicar essa mudança de humor? Segundo Asmir Gracanin, pesquisador da Universidade de Tilburg, que liderou o estudo, existem duas conclusões:

    1) Chorar libera a ocitocina, um hormônio que traz a sensação de bem-estar.
    2) Os filmes deixaram esses participantes tão tristes, que eles fizeram um grande esforço para ficar alegres.

    Viu só? Chorar no cinema deixa as pessoas mais felizes! E, você, lembra de algum filme em que tenha chorado e, depois, ficado feliz?
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top