Minha conta
    Guia do Festival de Toronto 2015

    “Lá vêm vocês do AdoroCinema ficar falando de Oscar novamente”.

    E tem como ser diferente? Ao lado dos festivais de Veneza (Itália) e Telluride (EUA), o Toronto International Film Festival (TIFF) se caracteriza como uma das principais plataformas de lançamento e exibição dos maiores títulos da indústria de Hollywood.

    Passaram pelo TIFF em 2014, por exemplo, Birdman, A Teoria de Tudo, Foxcatcher, Para sempre Alice, Livre, O Juiz, O Abutre, entre outros.

    Chris Young/ The Canadian Press

    Esse ano tem Julianne MooreEllen Page como um casal lutando por direitos civis em Freeheld; tem I Saw the Light, cinebiografia do cantor country Hank Williams (Tom Hiddleston); a superaguardada ficção científica de Ridley Scott, Perdido em Marte; a volta de Eddie Redmayne aos holofotes, como a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero (A Garota Dinamarquesa); Aliança do Crime, que promete trazer Johnny Depp de volta aos mesmos holofotes, como um trambiqueiro “real”.

    Vale lembrar que o festival não é competitivo – não há júri oficial, mas o público vota na melhor produção (no ano passado, deu O Jogo da Imitação). Todo ano, o evento traz uma cidade homenageada e Londres é a bola da vez.

    Mas nem só de especulação ao Oscar vive o prestigiado festival canadense. Entre os 16 programas do evento esse ano, O TIFF, pela primeira vez, se volta para a TV (com o "Pimetime"); inaugura uma mostra competitiva (“Platform”), com o Brasil-sil-sil na disputa!; e até traz de volta o projeto de leitura dramatizada ao vivo (“As you wish”). Saiba quais são os destaques nas próximas páginas.

    A 40ª edição do Festival de Toronto acontece de 10 a 20 de setembro. E o AdoroCinema estará lá novamente, claro – especulando um bocado sobre o próximo Oscar, sim.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top