Minha conta
    Star Wars - O Despertar da Força: Comentário sexista sobre Capitã Phasma recebe resposta oficial épica

    A página oficial de Star Wars no Facebook defendeu personagem de Gwendoline Christie.

    A essa altura do campeonato, a maioria já sabe que Star Wars - O Despertar da Força terá uma personagem chamada Capitã Phasma, que será interpretada por Gwendoline Christie (sim, a Brienne de Game of Thrones!).

    Não sabemos muito sobre a personagem, só que ela é uma Stormtrooper mulher, tem uma armadura prateada (e outra branca, aparentemente) e é muito durona. Sabemos também que a atriz falou sobre sua personagem no painel do filme na Comic-Con 2015, dizendo: “Eu achei empolgante! Não só por ser uma Stormtrooper mulher, mas por ter a oportunidade de explorar uma personagem sem se importar com a aparência dela!”. Ponto. Só isso. Supomos que o segredo será mantido até o lançamento do filme e que, certamente, ficaremos de queixo caído no dia 17 de dezembro quando descobrirmos quem é ela.

    Mas, tem fãs que perdem a linha não se conformam com o fato de a Capitã Phasma (que, em inglês se chama Captain - uma palavra usada tanto para o gênero femininho quanto masculino) seja uma mulher. A página do Facebook americana de Star Wars divulgou algumas artes incríveis de fãs, entre elas, uma da personagem de Christie.

    Enquanto diversas pessoas elogiaram a imagem, um seguidor da página escreveu o seguinte:

    "Não querendo ser sexista, mas é muito difícil de distinguir que esta é uma armadura feminina, para mim."

    Os responsáveis pela página não demoraram a responder. E foi uma resposta épica:

    "É uma armadura. Em uma mulher. Não tem que parecer feminina."

    Indignados com o comentário (que, posteriormente, foi deletado) do tal fã, outras pessoas replicaram o fato nas redes sociais, indicando que:

    1) Historicamente, as personagens femininas dos cinemas e da TV usam "armaduras" que cobrem somente o peito, com uma placa com decote em "V", e parte das pernas, com uma minissaia, como o vestuário da Mulher-Maravilha e da Xena. E, sejamos sensatos, contra uma espada, machado, arma ou laser, elas estariam completamente desprotegidas. Na vida real, não é assim e nunca foi. Então, J.J. Abrams e a franquia Star Wars estão super certos em cobrir sua Capitã e protegê-la na luta contra a Aliança Rebelde.

    2) Não é uma armadura feminina, é SOMENTE uma armadura, como qualquer outra.

    3) Não seria uma Stormtrooper se não tivesse uma armadura como as dos Stormtroopers. Sem contar que a proteção usada pela personagem é incrível.

    4) Dizer "Não querendo ser sexista, mas" já é ser sexista, mesmo que de forma inconsciente. Assim, a maioria dos fãs passou a replicar a hashtag #NotToBeSexistBut (#NãoQuerendoSerSexistaMas, na tradução), ironizando o comentário inicial.

    E você, o que achou do comentário e da resposta da página? (Veja abaixo a postagem original com a fan art.)

    Feeling inspired by Phasma? Your Star Wars: The Force Awakens-inspired art could land you a spot in a professional art...

    Posted by Star Wars on Quinta, 27 de agosto de 2015

    Star Wars - O Despertar da Força chega aos cinemas dia 17 de dezembro. Vai perder?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top