Minha conta
    Meryl Streep teve aula com Neil Young para interpretar guitarrista em Ricki and the Flash (vídeo)

    Quem pode, pode! "Keep on rockin in a free world", Meryl!

    Ser a atriz mais premiada de sua geração pode te trazer alguns privilégios invejáveis. Três vezes vencedora do Oscar, Meryl Streep precisou interpretar uma cantora e guitarrista na comédia dramática Ricki and the Flash – De Volta pra Casa (que estreia no Brasil dia 10 de setembro de 2015).

    Por mais que já tivesse experiência com encenações que envolvessem o canto, pois já atuou em musicais da Broadway no início da carreira e estrelou filmes musicais como Mamma Mia! e Caminhos da Floresta, Streep não sabia tocar guitarra.

    Para resolver isso, Jonathan Demme, diretor do filme, encontrou um professor e tanto para a atriz: Neil Young, lenda viva do folk-rock. O vídeo abaixo registra o momento em que Neil dá algumas dicas para Meryl sobre como empunhar uma guitarra e conseguir um som distorcido de seus amplificadores. O clima de descontração é um dos destaques do encontro, marcado pelo som das gargalhadas da atriz diante da potência do efeito conseguido pelo músico. Os fãs de Neil podem notar que a sonoridade que ele arranca de sua Fender Stratocaster em muito lembra o timbre que ele utilizou em algumas das canções roqueiras de seu repertório, como Hey Hey, My My (Into the Black) (presente na trilha sonora da terceira temporada de Sons of Anarchy).

    Em entrevista no programa do apresentador Jimmy Fallon no início de agosto, Streep comentou o encontro. "Jonathan Demme estava comigo no Jacob Burns Center, que é um centro cinematográfico que ele comanda, e Neil Young estava lá gravando alguma coisa. Jonathan disse: 'Venha! Neil gostaria de te conhecer! Talvez ele te dê uma aula de guitarra.' Então minha primeira aula foi uma aula de guitarra de 45 minutos com Neil."

    Com 69 anos de idade e 55 de carreira, Neil Young é conhecido por seus trabalhos voltados para o folk e country, embora seus discos com um pé no hard rock tenham garantido o epíteto de Padrinho do Grunge. Young é dono de duas entradas no Hall da Fama do Rock 'n' Roll, por seu trabalho em carreira solo e por suas contribuições como cantor, compositor e guitarrista da banda Buffalo Springfield. 

    A revista americana de música Rolling Stone já deu a Young o 83º lugar na lista dos "100 melhores guitarristas de todos os tempos", o 34º lugar na lista dos "100 melhores artistas de todos os tempos, o 17º lugar na lista dos "100 melhores compositores de todos os tempos", e incluiu 7 discos de Young (5 trabalhos solo, um disco com a banda Crosby, Stills, Nash & Young e outro disco com a banda Buffalo Springfield) na lista dos "500 maiores discos de todos os tempos".

    Algumas de suas principais composições são Heart Of Gold, Old ManRockin' In The Free WorldThe Needle and the Damage Done.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top