Minha conta
    Festival de Toronto 2015: Tem filme brasileiro na primeira edição de programa competitivo do evento

    Boi Neon, de Gabriel Mascaro, vai disputar prêmio com outros 11 títulos do mundo inteiro. Júri é composto por Jia Zhang-ke, Claire Denis e Agnieszka Holland.

    Mateus Sá/ Divulgação

    Embora o público vote no melhor filme – e o escolhido normalmente entra na bolsa de apostas do Oscar –, o Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) não é um evento competitivo.

    Pois uma das novidades dessa edição é um programa de filmes concorrentes, o “Platform”, com premiação (de 25 mil dólares canadenses, algo como R$ 67 mil, para o melhor filme) e júri oficial, composto pelos renomados cineastas chinês Jia Zhang-ke (Um Toque de Pecado), a francesa Claire Denis (Chocolat), além da polonesa Agnieszka Holland (Eclipse de uma Paixão).

    E não é tem filme brasileiro na lista?

    Boi Neon, de Gabriel Mascaro (Ventos de Agosto), é um dos 12 títulos selecionados. Uma coprodução do Brasil com o Uruguai e a Holanda, o longa é protagonizado por Juliano Cazarré, que vive um vaqueiro. O sonho do personagem, no entanto, é largar tudo e começar uma nova carreira no mundo da moda, como estilista. O filme já havia sido selecionado para o Festival de Veneza, pela mostra Orizzonti, segunda mais importante do evento.

    Há apenas mais um latino-americano na lista, El Clan, do elogiado diretor argentino Pablo Trapero (Abutres). Confira a lista completa abaixo.

    “Nós criamos essa nova mostra como forma de aguçar nosso foco no cinema artisticamente ambicioso nessa 40ª edição, e estamos empolgados por poder apontar os holofotes para esses 12 brilhantes cineastas no próximo mês de setembro”, declarou o diretor do TIFF, Piers Handling. “Eles são as maiores forças criativas: a nova geração de mestres, cujas visões pessoais vão cativar audiências, membros da indústria e a imprensa de todo o mundo”, completou.

    O vencedor será conhecido na cerimônia de encerramento do Festival de Toronto, em 20 de setembro.

    Mostra Platform

    Bang Gang (A Modern Love Story), Eva Husson, França

    - The Clan (El Clan), Pablo Trapero, Argentina/Espanha

    - French Blood (Un Français), Diastème, França

    - Full Contact, David Verbeek, Holanda/Croácia

    - High-Rise, Ben Wheatley, Reino Unido

    - HURT, Alan Zweig, Canadá

    Land of Mine (Under Sandet / Unter dem Sand), Martin Zandvliet, Dinamarca/Alemanha

    - Looking for Grace, Sue Brooks, Austrália

    - Neon Bull (Boi Neon), Gabriel Mascaro, Brasil/Uruguai/Holanda

    - The Promised Land (Hui Dao Bei Ai De Mei Yi Tian), He Ping, China

    - Sky, Fabienne Berthaud, França/Alemanha

    The White Knights (Les Chevaliers Blancs), Joachim Lafosse, França/Bélgica

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top