Minha conta
    Polêmica comédia envolvendo o Holocausto, estrelada por Jerry Lewis, será lançada (daqui a 10 anos)

    Rodado na década de 1970, The Day The Clown Cried, controverso filme do lendário humorista, está guardado na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Lewis já afirmou ter se arrependido de ter dirigido e estrelado o longa-metragem.

    No ano de 1972, menos de 30 anos depois do final da Segunda Guerra Mundial, Jerry Lewis rodou um dos filmes mais controversos de sua carreira: The Day the Clown Cried (ou, em bom português, O Dia em Que o Palhaço Chorou).

    De lá para cá, foram poucas as pessoas que chegaram a assistir o filme, já que Lewis havia optado por nunca lançar a obra comercialmente por conta de sua temática socialmente sensível. O ator e diretor chegou a trancar a única cópia que existe com o material editado.

    The Day the Clown Cried traz Lewis no papel de um palhaço alemão que, durante o Terceiro Reich, apresentou, bêbado, um espetáculo que tirava sarro de Hitler. Como consequência, a polícia nazista o prendeu e o deixou em um campo de concentração, onde ele sofria abusos e era xingado por sua falta de talento. Como ser palhaço era a única coisa que o personagem sabia fazer, ele começa a entreter crianças presas em Auschwitz até que um membro da tropa nazista o força a divertir os meninos e meninas em seus caminhos até as câmaras de gás.

    Apesar do potencial da trama, a produção enfrentou problemas de orçamento e não conseguiu encontrar o tom certo para contar uma história tão delicada. O comediante Harry Shearer afirmou ter assistido o filme uma vez em 1979. "Esse filme é drásticamente errado. Seu pathos e sua comédia são tão descontroladamente equivocados que chega a ser inconcebível", disse Shearer.

    Entratanto, décadas depois de sua concepção, The Day the Clown Cried estará finalmente disponível para o público. Jerry Lewis (atualmente com 89 anos de idade) entrou em um acordo com a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e permitiu a exibição do filme, que ele entregou para o acervo junto com suas demais produções. Entretanto, ele só deixou que o longa-fosse exibido daqui a 10 anos, em 2025.

    Ao longo dos anos Jerry Lewis já afirmou que se sentia culpado por ter feito o filme e que gostaria de ter a chance de remover alguns elementos dele. Ele afirmou que tinha a melhor das intenções quando concebeu o projeto, mas que a execução não conseguiu transmitir o que ele gostaria. "Há um murmúrio dentro de mim quando eu penso sobre esse filme. Será que faria com que algo como o Holocausto nunca se repetisse? O filme é muito pequeno. Não tem grandeza suficiente para fazer um impacto dinâmico nas pessoas", disse o ator em certa ocasião.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top