Minha conta
    Com Michael Keaton e Mark Ruffalo, filme sobre escândalo de abuso sexual envolvendo a Igreja Católica ganha trailer

    Baseado em fatos reais Spotlight traz ainda Rachel McAdams, Liev Schreiber e Stanley Tucci no elenco.

    "Eles sabiam e eles deixaram que isso a contecesse! Poderia ter sido comigo, poderia ter sido com você, poderia ter sido com qualquer um de nós!" brada um revoltado Mark Ruffalo no primeiro trailer de Spotlight.

    Baseado em fatos reais, o filme acompanha os esforços de uma equipe de repórteres do jornal Boston Globe para realizar uma matéria sobre um escândalo envolvendo abuso sexual de menores realizados por padres ligados à arquidiocese de Boston. Em 2002, os jornalistas pesquisaram sobre cinco casos de estupro envolvendo padres, num caso que ganhou repercussão mundial.

    A cobertura jornalística fez com que diversas outras vítimas de outras cidades dos Estados Unidos tomassem coragem para denunciar crimes cometidos por religiosos católicos, o que despertou uma crise em nível global para a Igreja Católica. Um agravante sobre os casos citados foi a descoberta da equipe de reportagem que a maior parte dos casos era abafado pelos bispos católicos, que tentavam manter tudo em segredo e não afastavam os padres envolvidos, deixando-os em contato com crianças e jovens novamente, o que permitia novos abusos.

    A reportagem do Boston Globe, o primeiro jornal dos Estados Unidos a ter uma redação dedicada ao jornalismo investigativo, foi premiada com um Pulitzer em 2003.

    Além de Ruffalo, o longa metragem conta com um grande elenco, formado por Michael Keaton, Rachel McAdams, Brian d’Arcy James, John Slattery, Liev Schreiber, Stanley Tucci e Billy Crudup.

    Em um dos melhores momentos do trailer, com uma tensão que evoca a de thrillers políticos clássicos como Todos os Homens do Presidente, Keaton, que interpreta o editor-chefe do Boston Globe Walter “Robby” Robinson, diz para o personagem de Crudup, que representa a Igreja Católica: "Nós temos duas histórias aqui. Uma história sobre um clero degenerado e uma história sobre um grupo de advogados transformando abuso infantil em uma pequena indústria. Qual história você quer que a gente escreva? Porque nós vamos escrever uma delas".

    Spotlight conta com a direção de Thomas McCarthy, que também atua como corroteirista. McCarthy, que já foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original por Up - Altas Aventuras, tem como principais trabalhos como diretor os filmes O Visitante, O Agente da Estação e Ganhar ou Ganhar - A Vida É um Jogo.

    Spotlight ainda não tem previsão de estreia no Brasil. O filme terá sua première mundial em setembro, no Festival de Veneza 2015, e também será exibido no Festival de Toronto 2015, um dos termômetros para o Oscar 2016.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top