Minha conta
    Esquadrão Suicida: E se o Coringa de Jared Leto for, na verdade, o Robin?

    Tese levantada por fã explica conexão entre o vilão de Esquadrão Suicida e os eventos de Batman Vs Superman - A Origem da Justiça. Cuidado: Esta notícia contém spoilers!

    Teorias elaboradas por fãs para desvendar elementos supostamente escondidos em filmes são polarizantes: Há quem ame, há quem odeie. Algumas delas se tornam tão famosas, como a Teoria Pixar, que passou a figurar no imaginário coletivo dos cinéfilos e da própria produtora.

    A mais recente teoria de fã que lhe fará pensar envolve o universo cinematográfico da DC Comics e a origem do Coringa de Jared Leto. A tese, apresentada por um usuário do site de fóruns Reddit, ajudaria a explicar o porquê do visual do vilão ser tão diferente de tudo que o público estava acostumado até então: o Coringa é, na verdade, o Robin Jason Todd.

    Nos quadrinhos, Jason Todd foi um imprudente parceiro do Batman, que assumiu o traje do Robin depois que Dick Grayson deixou de lutar ao lado do Homem-Morcego para se tornar o Asa Noturna. Entretanto, Todd não teve um belo desfecho. No arco da série de revistas "A Death in the Family", publicada originalmente em 1988, Jason é assassinado pelo Coringa, que dá uma surra nele com um pé-de-cabra e depois o deixa para morrer em uma explosão.

    Nos anos seguintes, o Batman amargura a perda de Todd e se culpa por não ter conseguido protegê-lo. Entretanto, como acontece com frequência nos quadrinhos, Todd é trazido de volta à vida no arco das revistas "Batman: Under the Hood", lançadas em 2005. Ele assume o alter-ego de Capuz Vermelho e se torna um violento vigilante em Gotham, que não hesita em usar força letal e se sente magoado com Bruce Wayne.

    Porém, Todd não foi o único a assumir a alcunha de Capuz Vermelho (na verdade o codinome já tinha sido adotado antes pelo Coringa). Na graphic novel "The Killing Joke", escrita por Alan Moore e lançada em 1988, explica-se a origem do clássico vilão. Na história, o Coringa era um engenheiro químico e comediante fracassado sem envolvimento com o crime, até aceitar participar de um roubo com uma gangue para conseguir dinheiro para a sua família. Para isso, ele se tornou o Capuz Vermelho, antes de cair no ácido que mudaria sua aparência, o deixaria louco e o transformaria no Palhaço do Crime.

    Sendo assim, não é novidade, nos quadrinhos, que Jason Todd pode assmir uma identidade que já foi do Coringa. Quais seriam os indícios de que isso poderia acontecer novamente no universo cinematográfico da DC?

    Muitos fãs pontuaram que alguém com a personalidade do Coringa tradicional jamais ficaria parado para ser tatuado com as tatuagens que Leto exibiu na primeira - e controversa -  imagem de Esquadrão Suicida. Mas e se o Coringa do filme não for aquele que já vimos anteriormente em Batman - O Cavaleiro das Trevas? O J em sua bocheca, certamente pode estar ali por causa do nome "Joker", mas e se, na verdade, aquela tatuagem servir para ele se lembrar que ainda é o Jason? Nos jogos da série Arkhan, Jason Todd exibe uma cicatriz em formato de J no mesmo local onde o Coringa de Leto tem uma tatuagem com a mesma letra.

    Outra tatuagem que pode ter um significado é a tatuagem de um pássaro nos bíceps do Coringa. Vale lembrar que robin é o nome de uma espécie de passarinho. A caveira com chapéu de bobo da corte em seu peito seria, então, uma lembrança da morte de Jason pelo Coringa e do renascimento do personagem, assumindo o papel de seu carrasco. Os dentes de prata seriam próteses mais do que necessárias para quem apanhou com uma barra de ferro, como aconteceu com Jason. 

    No trailer de Batman Vs Superman - A Origem da Justiça, há um trecho que mostra Bruce Wayne (Ben Affleck) diante de um antigo traje do Robin (ou seria uma estátua dedicada ao personagem?), pichado, presumivelmente pelo Coringa, com os dizeres "HAHAHA A PIADA É VOCÊ BATMAN". A qual piada estaria se referindo ao "novo" Coringa? Provavelmente ao fato de que, se essa teoria estiver correta, o Batman jamais poderia ter salvado Todd das mãos do Coringa original, o que fez com que seu antigo aliado se tornasse seu pior inimigo. Bruce tentou ensinar a Todd alguns valores heroísmo, que em nada o ajudaram Jason a não morrer, fazendo com que, no final das contas, ele se tornasse um psicopata.

    Seguindo essa linha de raciocínio, o suposto "novo" Coringa conhece bastante do passado do Batman e envia a mensagem vista acima na reportagem sobre o desabamento da Torre Wayne causado pela briga entre o Superman e o General Zod. "Você deixou sua família morrer". A morte em questão pode ser o assassinato de Thomas e Martha Wayne ou mesmo a morte de seus empregados no desastre no prédio de sua empresa, mas também pode se relacionar ao título das HQs "A Death in the Family" ("Uma morte na família", em português), quando Jason "morre" nas mãos do Coringa original.

    O trailer traz ainda uma sugestiva frase dita por Bruce Wayne que se encaixa com a tese da teoria sobre Jason Todd: "Vinte anos em Gotham. Quantos mocinhos restaram? Quantos permaneceram dessa maneira?".

    O que você acha da teoria? Dê sua opinião nos comentários!

    O mistério será desvendado no ano que vem, com as estreias de Batman Vs Superman - A Origem da Justiça (dia 24 de março de 2016) e Esquadrão Suicida (dia 4 de agosto de 2016).

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top