Minha conta
    20 animações japonesas que todo mundo deveria conhecer

    Com a estreia do ótimo O Conto da Princesa Kaguya, relembre (ou descubra pela primeira vez) 20 filmes marcantes do cinema de animação japonês.

    Esta semana, chega aos cinemas O Conto da Princesa Kaguya, nova animação do mestre japonês Isao Takahata, um dos fundadores dos estúdios Ghibli. O filme foi indicado ao Oscar de melhor animação, e empolgou muitíssimo o AdoroCinema.

    Aproveitando este lançamento, nós decidimos selecionar 20 grandes filmes de animação vindos do Japão. Olha que não foi nada fácil fazer a lista! 

    Concorda com a nossa seleção? Quais são os seus preferidos?

    1. A Viagem de Chihiro (2001)

    É difícil fazer uma matéria sobre as melhores animações (do mundo inteiro) sem incluir os estúdios Ghibli, e A Viagem de Chihiro em particular. O diretor Hayao Miyazaki fez um de seus melhores trabalhos com essa história de uma garotinha perdida em uma cidade mágica, repleta de fantasmas e feiticeiras.

    A saga de amadurecimento teve uma trajetória incrível no mundo inteiro, vencendo o Oscar de melhor animação, o Urso no Ouro no festival de Berlim e levando 320 mil brasileiros aos cinemas - resultado excepcional para uma produção japonesa.

    Assista ao trailer.

    2. Meu Amigo Totoro (1988)

    OK, a gente promete não fazer desta matéria um "top 20 Hayao Miyazaki", mas vamos colocar só mais um filme, porque é difícil citar uma única animação do mestre japonês. 

    Totoro data do fim dos anos 1980, mas já traz todas as marcas consagradas dos estúdios Ghibli, como o tema da descoberta da vida adulta e o mundo mágico representando a fuga dos problemas reais. Nesta história, as irmãs Satsuki e Mei devem lidar com a doença da mãe, e contam com a ajuda do gigantesco e fofo ser mágico Totoro. Ele serve como guia em uma jornada pela floresta.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top