Minha conta
    5 ideias que não entraram no roteiro final de Divertida Mente

    E se...?

    Divertida Mente é daqueles filmes que não tem discussão. É bom, excelente. Foi ovacionado no Festival de Cannes, foi aprovado pela crítica do AdoroCinema e está indo bem nas bilheterias. A Pixar conseguiu encantar o público novamente com uma história sublime e cativante.

    Mas já parou para pensar em como ela poderia ter sido diferente? O diretor Pete Docter, o produtor Jonas Rivera e o ator Bill Hader, que emprestou a voz ao Medo no original e também contribuiu para o roteiro, contaram ao site SlashFilm um pouco sobre como trabalhar com a mente de uma criança de onze anos foi tanto uma benção quanto uma maldição: por um lado, eles tiveram bastante liberdade criativa. Por outro, tiveram liberdade demais. E muitos conceitos foram deixados para trás.

    Confira agora 5 ideias que não entraram no roteiro de Divertida Mente:

    5 - E se a Riley não tivesse se mudado de cidade?

    Disney / Pixar

    Como foi no filme: Riley cresce em Minnesota e se muda para São Francisco quando seu pai consegue um novo emprego.

    Como poderia ter sido: Riley cresceria em São Francisco e não se mudaria. A trama giraria em torno de um concurso de Dia de Ação de Graças, que a menina participaria. De acordo com o diretor Pete Docter, "esta era uma versão da história na qual, conforme ela crescesse, almejaria pelo prêmio do concurso, o peru de Ação de Graças. Isso era tão bizarro e realmente não funcionou".

    4 - E se ela não tivesse 11 anos?

    Como foi: Riley tinha onze anos de idade.

    Como poderia ter sido: Em algumas versões do roteiro, a menina cresceu mais ou menos, mas ela nunca foi muito mais velha. Docter afirma que "nós brincamos com qual idade ela deveria ter. Ela nunca chegou a ter uns 20 anos, mas ela estava caminhando para um momento mais complexo na sua vida".

    O produtor, Jonas Rivera, explicou que eles pesquisaram e descobriram que garotas entre 11 e 17 anos são "as criaturas mais socialmente conscientes do planeta". E essa janela específica ajudou-os a cimentar a decisão de manter a menina com essa idade.

    3 - E se existisse um Campo de Ideias?

    Disney / Pixar

    Como foi: Divertida Mente tem uma série de lugares que Alegria e Tristeza exploram na mente de Riley: Memória à longo prazo, Pensamento Abstrato e Produção de Sonhos, entre outros.

    Como poderia ter sido: Em uma versão do roteiro existiu também o Campo de Ideias, que teria a estrutura de uma cidade, com um Centro de Comando próprio. "Você tinha esse centro com uma sede e eles saíam do país, onde cultivavam novas ideias", afirmou Pete Docter, ao Jonas Rivera completou: "Fazendeiros [...] eles costumavam andar de caminhão".

    2 - E quanto a um Fluxo de Consciência?

    Como poderia ter sido: Além dos outros lugares explorados por Alegria e Tristeza na mente de Riley, Rivera afirmou que eles pensaram em colocar um Fluxo de Consciência. Ele não explicou como seria, mas podemos imaginar como uma corrente literal que teria um papel ativo na consciência da menina.

    1 - E se o Medo - e não a Tristeza - acompanhasse a Alegria?

    Disney / Pixar

    Como foi: Alegria e Tristeza separadas das outras três emoções, tentando voltar ao Centro de Comando.

    Como poderia ter sido: Alegria e Medo separadas das outras três emoções.

    Segundo Doctor, a ideia era realmente dar à Alegria alguém que batesse de frente com ela, que mudaria a visão dela sobre onde está e o que faz. "No fim, o medo não fornecia isso, então rearrumamos tudo para focar na Tristeza".

    Ao que o ator Bill Hader, que empresta a voz do Medo no original e também contribuiu para o roteiro, completou: "Era melhor para o filme. Fazia mais sentido, porque Alegria e Tristeza são mais opostas. E elas eram mais interessantes para sair em uma jornada juntas porque o filme não pode ser 'Você pode ter Alegria na sua vida, mas também precisa ter um pouco de Medo na sua vida'. Sabe o que quero dizer? Tristeza e Alegria andam de mãos dadas. Eu não acho que Alegria e Medo andem lado a lado. Medo, Nojinho e Raiva são mais essas emoções que reinam quando você é adolescente. Então, não pensei duas vezes [quanto à mudança]".

    E você, o que achou das mudanças no roteiro?

    Divertida Mente está em cartaz nos cinemas. Já foi conferir?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top