Minha conta
    Oscar 2016: Hungria inscreve primeiro candidato ao prêmio de melhor filme estrangeiro

    Son of Saul foi exibido no Festival de Cannes deste ano.

    O Oscar 2016 bate à porta! A premiação mais famosa do cinema recebeu seu primeiro concorrente à uma indicação. A Hungria inscreveu o filme Son of Saul (Saul fia, em húngaro) na disputa por uma nomeação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

    Com direção de László Nemes, o drama acompanha dois dias na vida de Saul Auslander (Géza Röhrig), um homem preso no campo de concentração nazista de Auschwitz em 1944. Ele foi recrutado pelos nazistas para trabalhar como sonderkommando, nome dado para o prisioneiro que executava as tarefas que os alemães não queriam realizar, como enterrar os cadáveres e limpar as câmaras de gás. Encarregado da tarefa de cremar os corpos dos judeus, Saul decide salvar o cadáver de um menino que ele considerava seu filho afim de encontrar um rabino que pudesse realizar seu velório, desafiando o forte esquema de segurança nazista.

    Son of Saul foi exibido no Festival de Cannes de 2015, onde concorreu à Palma de Ouro e à Câmera de Ouro. Apesar de não ter faturado os prêmios citados, László Nemes saiu da Croisette com o o Grande Prêmio do Júri, com o prêmio concedido pelo júri da FIPRESCI (Federação Internacional dos Críticos de Cinema) e com o prêmio François Chalais, dedicado a filmes que reafirmam o valor da vida e do jornalismo.

    A decisão da Hungarian Film Fund de indicar Son Of Saul para disputar uma vaga entre os concorrentes ao Oscar de melhor filme estrangeiro foi unânime.

    A última vez que um filme húngaro concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro foi em 1988, Hanussen, de István Szabó. O primeiro e, até então, único filme do país a vencer nessa categoria foi o drama Mephisto, de 1981, também dirigido por Szabó.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top