Minha conta
    CineOP 2015: Emocionante homenagem a Milton Gonçalves marca o primeiro dia da mostra

    Ator destacou a luta do negro no Brasil e lembrou sua falecida esposa.

    Leo Lara/ Universo Produção

    Após uma longa cerimônia de abertura, que contou com a presença de organizadores, patrocinadores e convidados, o palco da décima edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto - CineOP recebeu a presença ilustre do grande homenageado da noite: Milton Gonçalves. Em um discurso emocionado, o ator relembrou sua esposa Oda Gonçalves, com quem esteve junto de 1966 a 2013, quando ela faleceu. "Um dos motivos de eu estar aqui chorando é que aqui eu gostaria que estivesse a minha companheira, que Deus levou. Ela foi a responsável direta por qualquer coisa que eu tenha feito de melhor. Ela me ajudou a ser uma pessoa melhor", afirmou.

    Ao receber a homenagem dos amigos Antônio Pitanga e Joel Zito Araújo, o ator destacou a luta do negro na sociedade brasileira, relembrando momentos de dor vividos na juventude. "Durante toda a vida eu precisei aprender a me defender. O negro passa por situações de muita dor. Eu entrei na arte por acaso, mas hoje há milhares de jovens tentando não sofrer nem serem humilhados o tempo todo. Eu não tinha nenhuma esperança e o que me salvou foi algum talento para representar. É triste que hoje em dia ainda tenhamos jovens sem esperança", destacou o ator, arrancando muitos aplausos do público.

    Antes de Gonçalves, o CineOP 2015 também celebrou as carreiras da restauradora Fernanda Coelho e do programa Cineduc – Cinema e Educação. Após a cerimônia, foi exibido o clássico A Rainha Diaba, de Antônio Carlos da Fontoura.

    O AdoroCinema viajou a convite da organização da mostra.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top