Minha conta
    Olhar de Cinema 2015: Mostra competitiva começa com filme de difícil assimilação

    Trata-se de Angely Revolucii (Anjos da Revolução), do russo Aleksey Fedorchenko.

    Foi russo. Mas bem que o diretor poderia estar "falando grego". Com Angely Revolucii (Anjos da Revolução), teve início a mostra competitiva da 4º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, na noite da última quinta-feira.

    O filme do cineasta dissidente Aleksey Fedorchenko, que estreou na última edição do Festival de Roma, é uma obra bonita e extraordinária (no sentido de fora do comum), mas de difícil assimilação, até mesmo para os padrões do cinema de autor.

    A começar pela sinopse oficial divulgada pela organização do festival: "O ano é 1934. Há algo de podre no norte da URSS: xamãs (sacerdotes nativos) de duas populações indígenas, Khanty e Nenets, não querem aceitar as novas ideias. Para conciliar essas duas grandes culturas, a Vanguarda da Rússia e o Paganismo Tradicional, seis artistas metropolitanos viajam para as florestas primitivas ao redor do grandioso rio siberiano: um compositor, um escultor, um diretor de teatro, um arquiteto Construtivista, um diretor de cinema Primitivo e o chefe da unidade – o famoso 'Polina da Revolução'”.

    Baseado em fatos reais, fica difícil apontar o que seria realidade e o que seria folclore na obra ficcional. O que não é necessariamente negativo (pelo contrário). O apelo visual é certamente um atrativo do filme, lindamente fotografado, com tons vibrantes e um enquadramento simétrico que, em algum ponto, lembra a forma de filmar do cineasta Wes Anderson, para citar uma referência conhecida. Mas certamente se trata de uma narrativa ousada, que talvez mereça uma segunda projeção.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top