Minha conta
    Primeira edição de O Hobbit é leiloada em Londres por um preço recorde

    E o melhor: o exemplar tinha uma dedicatória em língua élfica!

    Não é só nas telonas que a obra de J.R.R. Tolkien faz dinheiro não. Como já é de se esperar, até hoje a legião de fãs de O Senhor dos Anéis e O Hobbit gastam bastante com as sagas criadas por Tolkien, seja comprando livros, DVDs ou itens colecionáveis.

    Recentemente, foi leiloada a primeira edição de O Hobbit, lançada em 1937 (foto acima). A cópia foi vendida na casa de leilão inglesa Sotheby 's por 137 mil libras (cerca de 210 mil dólares, ou 655 mil reais).

    Originalmente, o exemplar foi dado por Tolkien a Katherine Kilbride, uma de suas primeiras alunas na Universidade de Leeds, onde o autor lecionou na década de 1920. Para a estudante e amiga, com quem trocou correspondência por toda a sua vida, Tolkien ainda fez uma dedicatória escrita à mão em língua élfica (!!!), idioma criado por ele para o universo de seus livros. Não é de se estranhar o alto preço pago pelo livro.

    De acordo com especialistas, a inscrição contém parte de um poema do livro The Lost Road, que diz: "Há muitas coisas nas regiões à Oeste desconhecidas para mim, maravilhas e seres estranhos, uma terra justa e adorável, pedras preciosas, brilhando secretamente em cavernas nas montanhas".

    Esta foi a primeira vez que uma edição de O Hobbit foi vendida por este valor. Em 2008, uma cópia do primeiro romance de Tolkien atingiu a venda recorde de 50 mil libras. Não é preciso dizer que o leilão de 2015 superou este recorde mundial, não é mesmo?

    Na mesma data, a Sotheby 's leiloou um exemplar da primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling, por 25 mil libras, e uma edição dupla de Alice no País das Maravilhas, autografada pelo autor Lewis Carroll, pelo valor de 10 mil libras.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top