Minha conta
    Pesquisa indica que homens sempre foram mais velhos que seus pares românticos em Hollywood

    Robert Redford, Dudley Moore, Richard Gere e Colin Firth chegam a ter de 20 a 14 anos a mais do que suas parceiras de cena.

    Geralmente, quando olhamos um casal romântico nas telas não notamos a diferença de idade entre eles, a menos que seja algo gritante, como em Magia ao Luar, no qual Emma Stone, de 26 anos, vive um romance com Colin Firth, de 54.

    Entretanto, recentemente a atriz Maggie Gyllenhaal, de 37 anos, foi considerada velha demais para fazer par romântico com um homem de 55. Isso nos faz pensar: será que os homens são muito mais velhos que as mulheres nos filmes? Pensando nisso, o produtor e escritor Stephen Follows fez uma pesquisa para descobrir se há uma diferença histórica de idade entre os protagonistas femininos e masculinos de filmes românticos.

    Para isso, Follows estudou 422 filmes românticos - entre eles comédias e dramas românticos - lançados entre 1984 e 2014, que arrecadaram mais de um milhão de dólares nas bilheterias. Alguns longas foram excluídos da listagem porque não havia um casal claro, como Noite de Ano Novo e Simplesmente Amor, ou porque eram sobre triângulos amorosos, como Tenha Fé e Três Formas de Amar.

    Primeiro, o escritor determinou qual era o casal principal heterossexual da trama, muitas vezes levando em conta quais personagens o público torcia ou quem fica com quem no final - em O Diário de Bridget Jones, por exemplo, foi Colin Firth e não Hugh Grant o ator a ser considerado na pesquisa. Então, descobriu que em nenhum momento nos últimos 30 anos a média de idade das protagonistas mulheres nesse período foi maior que a de seus parceiros, sendo que a diferença entre seus anos de vida diminui em longas dirigidos por mulheres - que englobam 12% dos 422 filmes estudados.

    Follows também percebeu que, em média, os homens em filmes românticos são 4,5 anos mais velhos que as mulheres com quem fazem par romântico. Em contrapartida, na vida real, na Inglaterra e no País de Gales, a diferença média de idade entre um casal é de 2,6 anos, de acordo com estatísticas oficiais.

    A pesquisa ainda aponta que atores como Robert Redford, Dudley Moore e Richard Gere trabalham ao lado de mulheres mais novas, sendo os dois primeiros 20 e 18 anos mais velhos que suas parceiras, respectivamente. Já Julia Roberts, Debra Winger e Winona Ryder são geralmente são muito mais novas que seus pares românticos nas telas. Curiosamente, as únicas mulheres mais velhas que seus colegas de cena em quatro ou mais filmes foram Goldie Hawn e Sandra Bullock.

    Segundo o escritor, "a maioria das pessoas esperava que a diferença de idade seria maior. Possivelmente por causa da veneração à juventude e notícias recentes sobre papéis principais femininos que vão para atrizes cada vez mais jovens. Os números mostram que isso de fato acontece, mas que o efeito pode ser menor do que foi temido".

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top