Minha conta
    Cineramabc 2015: Comédia dramática mexicana é o destaque do quarto dia

    Noite também contou com homenagem ao cineasta local Bhig Villas-Boas, que exibiu seu mais novo documentário no evento.

    A segunda-feira, 1º de julho, marcou uma mudança na programação do Cineramabc 2015. A partir de então, será exibido apenas um longa e um curta da mostra competitiva internacional. Mas isso não significa que menos filmes serão exibidos todos os dias, uma vez que o evento acabou abrindo mais espaço para a mostra local (Catarina) e para sessões especiais.

    A programação de ontem começou com a exibição dos curtas Aliens LV-426 e Cura no Quintal. O primeiro é interessante e consegue dizer o que pretende em seus 10 minutos de duração. Já o segundo até traz uma temática importante, mas se alonga em seus 25 minutos e acaba soando como uma propaganda institucional e não como cinema. Gira em torno do trabalho com ervas medicinais realizado pelo horto de Balneário Camboriú.

    Na sequência, foi exibido o média Feito Torto Para Ficar Reto, do homenageado Bhig Villas-Boas. A obra acompanha mestres carpinteiros do nordeste brasileiro especializados na produção de jangadas e outras embarcações. Mostra que a cultura popular é capaz de produzir um conhecimento que surpreende até mesmo especialistas de ciências exatas. Feita para a TV, a produção tem mesmo um formato televisivo, mas a temática interessante e os personagens fascinantes tornaram a experiência válida.

    Dando início aos filmes da mostra competitiva, o curta uruguaio 60 Primaveras é bem sucinto, mas divertido. Conta a história de um sujeito que chega para a festa surpresa da irmã e se passa no período em que os convidados esperam pela mesma. Dinâmico e divertido.

    Fechando a noite, foi exibido o longa mexicano Os Banhistas, escrito e dirigido por Max Zunino. Após perder sua loja, um senhor começa a vender objetos de seu apartamento para sobreviver. Ele mora no mesmo prédio de uma jovem rebelde que parece não saber o que quer da vida. Um dia, ela é obrigada a deixar seu apartamento e, a contragosto, acaba acolhida pelo sujeito. Os dois atores estão bem e a química entre eles é boa, mas o filme custa a decolar. Uma obra simpática, mas não mais que isso.

    O AdoroCinema viajou a convite da organização do evento.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top