Minha conta
    Havaianos desaprovam uso de "Aloha" para o título original de Sob o Mesmo Céu

    [Atualizado] Sony se manifestou a respeito, dizendo que as reclamações foram infundadas.

    Todo mundo já deve ter ouvido a palavra havaiana "Aloha", comumente usada para cumprimentar, mas que também significa transmitir amor, demonstrar afeto, paz, misericórdia, hospitalidade e compaixão. Além disso, na filosofia havaiana, ela tem um poder espiritual e significa que "a vida respira". Por isso, os nativos do Havaí acham que a expressão deve ser dita com sinceridade e não deve ser proferida em vão.

    Aloha é também o título original da comédia romântica Sob o Mesmo Céu, estrelada por Bradley Cooper, Emma StoneRachel McAdams e Bill Murray. A trama conta a história de um militar americano que, após falhar em uma missão, retorna a sua terra natal, Honolulu, para supervisionar o lançamento de um satélite. Lá, encontra um amor do passado, que ainda não conseguiu esquecer, ao mesmo tempo em que começa a se apaixonar por uma piloto da Força Aérea.

    Mas adivinha o que os havaianos acharam quando descobriram que ia ter um filme com o nome da palavra sagrada deles? Não gostaram, é claro. Um dos ativistas nativos, Walter Ritte, afirmou: "Se você tem uma comédia romântica sobre os militares no Havaí, mas o título diz 'Aloha', eu só posso imaginar que eles vão degradar a palavra. Eles estão pegando a nossa expressão sagrada e vão fazer muito dinheiro com ela".

    O presidente do departamento de estudos étnicos na Universidade do Havaí, Ty Kawika Tengan, também criticou a escolha da Sony para o título: "O trailer é um exemplo do 'típico Hollywood', onde o 'Havaí é o cenário verdejante para fantasias brancas'... A palavra tem sido apropriada de tantas maneiras diferentes - foi feita em uma mercadoria, em um slogan. Ela fica tão distante do importante contexto havaíano indígena... Foi romantizado, literalmente, em uma comédia romântica".

    Quando as filmagens ocorreram no Havaí em 2013, o filme ainda não tinha título. A Comissário de Cinema do Estado, Donne Dawson, disse que, se ela soubesse o nome do filme, teria tido a oportunidade de avisar os produtores e fazê-los perceber por eles mesmos a importância da troca. Segundo ela, "nós tivemos um século de falsas representações, de incompreensão, de falta de comunicação de quem somos. Nós têm sido vítimas de ideias estereotipadas que as pessoas têm sobre o Havaí". O primeiro filme sobre o Havaí foi lançado em 1913.

    A diretora executivo do Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists no Havaí, Brenda Ching, saiu em defesa da Sony dizendo que muitos residentes do Havaí, inclusive nativos do local, trabalharam atrás e na frente das câmeras em Aloha, o que poderia significar que o título não incomoda todos os havaianos.

    Atualização

    Até a finalização desta notícia, a Sony não havia se manifestado em relação às preocupações. Porém, hoje pela manhã, um porta-voz da produtora se manifestou, dizendo: "Enquanto alguns têm sido rápidos em julgar um filme que não viram e um roteiro que ainda não leram, o filme Aloha apresenta respeitosamente o espírito e a cultura do povo havaiano. O cineasta Cameron Crowe passou anos pesquisando esse projeto e muitos meses nas locações, no Havaí, cultivando relacionamentos com as principais vozes locais. Ele ganhou a confiança de muitos líderes comunitários havaianos, incluindo Dennis 'Bumpy' Kanahele, que desempenha um papel fundamental no filme"

    Respondendo às críticas, o diretor Cameron Crowe publicou um making of sobre o filme, chamado "O Espírito do Havaí", que inclui uma entrevista com Kanahele. Confira abaixo:

    Sob o Mesmo Céu chega aos cinemas no próximo dia 11 de junho. Assista ao trailer:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top