Minha conta
    Agnès Varda será homenageada com Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes

    Cineasta belga tem mais de 55 anos de carreira e 42 prêmios ao redor do mundo.

    Reprodução

    O Festival de Cannes realizará um feito inédito em sua 68ª edição: premiará uma mulher com uma Palma de Ouro por sua carreira. A merecidíssima distinção será concedida a Agnès Varda, cineasta belga de filmes como o clássico Cléo das 5 às 7 (1962), o curta documentário Ulysse (1982), o autobiográfico e inventivo As Praias de Agnès (2008), entre outros.

    O prêmio honorário, concedido a realizadores consagrados mundialmente que nunca venceram a Palma de Ouro em competição, foi concedido a apenas outros três cineastas: Woody Allen, em 2002; Clint Eastwood, em 2009; e Bernardo Bertolucci, em 2011. Aos 86 anos, Varda é descrita como "modelo para as gerações mais novas" e será celebrada por ser uma "figura emblemática e artista como nenhuma outra".

    A premiação coincide com outra novidade semelhante no Festival de Cannes 2015: será a primeira vez que um longa-metragem dirigido por uma mulher abrirá o evento. O filme de abertura, exibido nessa quarta-feira, 13 de maio, será La Tête Haute, de Emmanuelle Bercot.

    Cannes 2015 terá cobertura completa do AdoroCinema. Confira nosso Guia do Festival.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top