Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Agnès Varda será homenageada com Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes
    Por Rodrigo Torres — 11 de mai. de 2015 às 21:55
    facebook Tweet

    Cineasta belga tem mais de 55 anos de carreira e 42 prêmios ao redor do mundo.

    Reprodução

    O Festival de Cannes realizará um feito inédito em sua 68ª edição: premiará uma mulher com uma Palma de Ouro por sua carreira. A merecidíssima distinção será concedida a Agnès Varda, cineasta belga de filmes como o clássico Cléo das 5 às 7 (1962), o curta documentário Ulysse (1982), o autobiográfico e inventivo As Praias de Agnès (2008), entre outros.

    O prêmio honorário, concedido a realizadores consagrados mundialmente que nunca venceram a Palma de Ouro em competição, foi concedido a apenas outros três cineastas: Woody Allen, em 2002; Clint Eastwood, em 2009; e Bernardo Bertolucci, em 2011. Aos 86 anos, Varda é descrita como "modelo para as gerações mais novas" e será celebrada por ser uma "figura emblemática e artista como nenhuma outra".

    A premiação coincide com outra novidade semelhante no Festival de Cannes 2015: será a primeira vez que um longa-metragem dirigido por uma mulher abrirá o evento. O filme de abertura, exibido nessa quarta-feira, 13 de maio, será La Tête Haute, de Emmanuelle Bercot.

    Cannes 2015 terá cobertura completa do AdoroCinema. Confira nosso Guia do Festival.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top