Minha conta
    Entrevista exclusiva: Daniel Filho fala sobre a nova proposta trazida pela comédia Sorria, Você Está Sendo Filmado!

    Bancado inteiramente pelo diretor, o filme vai na contramão dos projetos de alto orçamento no cinema brasileiro.

    Um dos diretores de maior sucesso na retomada do cinema brasileiro, Daniel Filho retorna às salas de cinema nesta semana com sua nova produção: Sorria, Você Está Sendo Filmado! Refilmagem do sérvio Morte de um Homem nos Bálcãs, o longa-metragem acompanha a reação de vizinhos e funcionários de um prédio após um morador ser encontrado morto, em seu próprio apartamento. Tudo com uma peculiaridade: a câmera simula o que é gravado por uma webcam, sem que as pessoas em cena saibam que estão sendo filmadas. Ou seja, prato cheio para que elas se revelem como realmente são.

    Em um bate-papo via Skype, Daniel Filho contou ao AdoroCinema detalhes sobre a produção do longa-metragem, incluindo o inusitado processo de filmagem e o planejamento feito para reduzir drasticamente os custos. Confira!

    Cartaz do filme original

    REFILMAGEM DE UM FILME OBSCURO

    Morte de um Homem nos Bálcãs é um filme sérvio que não passou em qualquer festival de renome nem disputou premiações conhecidas. Ainda assim, foi ele a fonte de inspiração de Daniel Filho para rodar Sorria, Você Está Sendo Filmado. Perguntamos ao diretor como ele descobriu um filme tão obscuro. "Tenho um assistente de direção, chamado Hsu Chien, que me manda filmes extraordinários. Foi ele quem me disse que tinha visto um filme feito basicamente em um plano só. Aí fui vê-lo e adorei! Logicamente, ele tinha uma graça sérvia mas tinha humor, estava tudo lá. Aí pensei que aquilo em português seria ótimo!"

    NOVO MÉTODO DE TRABALHO

    Consagrado por grandes sucessos de bilheteria, como Chico Xavier e os dois Se Eu Fosse Você, Daniel Filho durante muitos anos esteve associado também a produções de grande orçamento. Com Sorria, Você Está Sendo Filmado!, ele decidiu mudar radicalmente. Deixou de lado as leis de incentivo e bancou, do próprio bolso, todo o orçamento da produção. O diretor explicou o motivo da decisão: "O seu filme faz seis milhões de espectadores e o tempo que leva para o dinheiro chegar na sua mão é impressionante! Tentei mudar isso junto com o José Padilha com uma distribuidora nova, a Nossa, que depois sumiu. Se a pessoa que faz o conteúdo é quem recebe menos, alguma coisa não está correta!"

    Apesar da nova proposta, o diretor reiterou que não é contrário aos filmes feitos via leis de incentivo. "Não é que não possamos fazer, mas acho que nossa média de filme não deve ser de seis ou sete milhões de reais. Cada vez torna-se mais difícil conseguir dinheiro e complicado de conseguir a liberação diante de toda esta burocracia que está armada para pegar o dinheiro. Além disto, as janelas de distribuição estão engessadas! Então este filme não era apenas um case de produção e de distribuição, mas também de exibição. O filme entra em cartaz e eu que defino quanto tempo depois ele vai para a TV e para o streaming."

    O FALSO PLANO-SEQUÊNCIA

    Um dos destaques de Sorria, Você Está Sendo Filmado! é o fato de ser todo através do "olhar" da webcam, simulando um único plano-sequência. Na verdade o filme possui 15 cortes, alguns imperceptíveis. "Depois que assisti Morte de um Homem nos Bálcãs pensei: eu consigo fazer uma baita comédia brasileira e ainda barata! Poderia rodar em um dia, se quisesse. Comecei a chamar os atores antes mesmo de ter o roteiro", contou o diretor. "À medida que ia filmando ficava mais seguro. No início estava meio parcimonioso, então você nota os cortes porque deixo a câmera quase que vazia, mas depois passei a fazer cortes em que a tela não ficava mais vazia. Existe um corte em que as pessoas praticamente não saem de cena! Peguei a mão."

    FILMAGENS EM DOIS DIAS

    Daniel contou que realizou ensaios com o elenco durante três dias, antes de enfim começar a gravar. "Tinha dois dias para filmar. Na verdade filmei mais um dia, quando deveria ser um ensaio e, como estava tudo pronto, resolvemos filmar para ver se dava certo. Se não filmasse neste período não tinha mais dia para filmar, porque precisava entregar o estúdio e os atores não podiam mais. Era um baita risco! Resolvi fazer em estúdio ao invés de uma externa porque sabia que uma série de coisas poderiam interferir, como som e chuva."

    "Quando rodamos o primeiro plano, que dura sete minutos, e deu certo, aí ficamos tranquilos", disse o diretor.  "Se tivesse ensaiado este filme por um mês, poderia ter filmado direto. Não pude fazer isso porque o Làzaro e a Débora [Secco] estavam fazendo novela, não tinha tempo. Então fazíamos o ensaio várias vezes e aí rodava. O filme tem planos de 10 minutos, é muito tempo! E, conforme eles iam acertando, todo mundo ficava com medo de errar. Lembro de um plano que, quando acabou, o Lázaro chorou de emoção."

    VERSÃO BRASILEIRA

    Por mais que a proposta conceitual seja idêntica, o roteiro de Morte de um Homem nos Bálcãs não podia ser exatamente utilizado na versão brasileira devido às naturais diferenças culturais existentes entre os países. "No filme original, o personagem que morre era um pianista clássico, compositor, que toca às vezes na televisão. A TV sérvia é estatal, deve ter aqueles programas noturnos que tocam música clássica, e o tinham visto algumas vezes. Só que no Brasil isto não acontece. Aí surgiu a ideia de ser um redator de humor, então isto foi melhorando muito para a história do suicida."

    Uma curiosidade do roteiro escrito por Fernando Ceylão e o próprio Daniel Filho é o uso da Rede Globo, tanto como símbolo de influência na sociedade quanto como elemento cultural. Uma piada em especial chama a atenção: "Na hora de filmar, havia esta frase de que 'na Globo é tudo puta e viado!'. A gente ficou meio na dúvida na hora, mas resolvemos dizer o que as pessoas supostamente estariam dizendo da gente, que estávamos na Globo mesmo", disse o diretor.

    PERFEIÇÃO x ESPONTANEIDADE

    "Já disse [Akira] Kurosawa, entre a perfeição e a espontaneidade, fico com a espontaneidade. A jogada neste filme é que tinha que ensaiar a tal ponto que, quando eles estavam quase bons e eu imaginava que na próxima vez seria a ideal, aí filmava. Não era um espetáculo teatral, onde as pessoas já têm uma boa base e aí conseguem a execução."

    Diante esta proposta, Daniel contou que o clima durante as filmagens era sempre bastante agitado. "Não tem um plano em que todos eles não estejam absolutamente tensos, quando acabava eles ficavam nervosos e emocionados." O diretor revelou ainda como foi a sensação ao concluir as filmagens. "Quando acabou o último plano, eu vi duas vezes para ver se estava tudo direito e disse que eles tinham conseguido. Foi uma emoção tão grande... Porque foi um desafio para os atores! Ele está mais perto de Arca Russa do que do filme do [Alfred] Hitchcock, Festim Diabólico."

    MUDANÇA DE TÍTULO

    No Búzios Cine Festival, Sorria, Você Está Sendo Filmado! foi exibido com outro título: "Obra-prima". Daniel Filho explicou o porquê da troca. "Algumas pessoas achavam que, quando o título era Obra-prima, que estava me referindo a mim mesmo, que eu achava que o filme era uma obra-prima minha. Achei que as pessoas não entenderam e não queria ficar discutindo sobre isso, então achei melhor ser mais claro."

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top