Minha conta
    Família de Amy Winehouse critica documentário sobre a cantora

    Filme de Asif Kapadia será exibido no Festival de Cannes 2015.

    Assim como a personalidade que é tema do filme, o documentário Amy está causando controvérsia. A família da cantora Amy Winehouse, que tem sua vida analisada no longa-metragem do cineasta britânico Asif Kapadia, considera o documentário um "desserviço enganoso".

    Chris Goodman, porta-voz da família Winehouse, enviou um comunicado ao site People afirmando que o filme Amy contém "algumas inverdades básicas". Apesar de ter apoiado Kapadia inicialmente, os parentes da cantora agora querem "se disassociar do filme", pois na avaliação deles a obra sugere que eles não se esforçaram para ajudar a artista, que era dependente química e morreu em 2011 por intoxicação por álcool. "Fundamentalmente, a família Winehouse acredita que o filme faz um desserviço contra os indivíduos e seus familiares que estão sofrendo da complicada aflição do vício", diz o comunicado.

    Ainda de acordo com a família, o pai da cantora, Mitch Winehouse, é mal representado em Amy. Eles afirmam que o projeto mostra Mitch como um pai ausente que estava mais preocupado em explorar a filha economicamente do que em ajudá-la a tratar seus vícios. O longa ainda acusa a ONG Amy Winehouse Foundation, criada por Mitch para prestar assistência a jovens com problemas com drogas ilícitas e álcool, de usar o nome da cantora para enriquecer. Por conta disso, a fundação pretende processar o cineasta e os produtores do longa-metragem. 

    "A narrativa do filme é composta pelos testemunhos de um número restrito de pessoas, muitas que nada tinham a ver com ela nos últimos anos de sua vida. O outro lado da história não chegou ao corte final do filme", dizem os familiares.

    Em entrevista para a revista People, um porta-voz do diretor e produtores de Amy defenderam a produção, dizendo que o longa-metragem traz "total objetividade" e contou com a ajuda e apoio da família Winehouse: "Nós conduzimos cerca de 100 entrevistas com pessoas que conheciam Amy. A história que o filme conta é um reflexo de nossas descobertas nessas entrevistas".

    Kapadia, que dirigiu o premiado documentário Senna (sobre a vida do lendário piloto brasileiro Ayrton Senna) irá apresentar o filme Amy ao público pela premeira vez no Festival de Cannes de 2015. A produção faz parte da mostra "Sessões de meia-noite". Ainda não há previsão de estreia no Brasil.

    Autora de sucessos como "Back to Black", "You Know I'm No Good", "Rehab" e "Valerie", Amy Winehouse venceu seis prêmios no Grammy durante sua carreira. Seus discos venderam aproximadamente 30 milhões de cópias no mundo inteiro.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top