Minha conta
    Análise do trailer de Batman vs Superman - A Origem da Justiça

    O Homem de Aço é um aliado do governo contestado pelo povo. O Cavaleiro das Trevas, o herói amargo e envelhecido que voltará para um acerto de contas – com um "deus" e seus próprios demônios.

    Warner Bros.

    E aí, curtiu o trailer de Batman vs Superman - A Origem da Justiça? Bem melhor em HD, não é?! A maneira ideal de aproveitar cada detalhe de qualquer prévia, especialmente de uma superprodução que adapta quadrinhos e em que uma imagem pode reunir variados signos e referências – como é o caso aqui, e por isso desenvolvemos mais essa análise de trailer.

    Confira acima, reveja o trailer e deixe seus comentários sobre essa positiva prévia de Batman vs Superman - A Origem da Justiça, grande lançamento do dia 24 de março de 2016.

    Análise do Trailer

    Após um breve teaser que não mostrava nada além dos trajes de seus heróis, Batman vs Superman - A Origem da Justiça ganhou seu primeiro trailer oficial. Em suma, temos uma premissa interessante, algumas novidades, muitas referências aos quadrinhos, easter eggs e um confronto épico. Tudo em HD! Venha com a gente e ajude-nos a desvendar os mistérios escondidos no trailer de Batman vs Superman - A Origem da Justiça.

    Sombras

    Após a aparição dos logos da Warner Bros. Pictures e da DC Comics, são 7 segundos de tela preta. Incomum, a opção tem seu valor narrativo: denota tanto o ritmo mais cadenciado do trailer (compare só com o de Vingadores: Era de Ultron), como remete ao tom sombrio que marcará tudo a seguir. Além disso, é dada toda atenção à narração em off, de valor importantíssimo para a conexão das cenas que virão (não há diálogo, apenas uma frase no final do vídeo – a frase!): "É realmente surpreendente que o homem mais poderoso do mundo seja um símbolo de controvérsia?"

    A estátua

    Relações com a política contemporânea atual à parte, a frase do slide anterior referia-se a esse homem poderoso homenageado com uma estátua. Em travelling frontal, essa imagem irá intercalar-se com as quatro cenas seguintes, que reúne feitos desse homem, e comunicar-se perfeitamente com a narração (como acontece durante todo vídeo):

    "Nós, enquanto a população desse planeta, temos procurado por um salvador"

    O salvador

    Várias vozes revelam a desconfiança em torno desse suposto salvador, "cuja existência põe em xeque o senso de prioridade do universo". Porém, há o outro lado da controvérsia. E esse homem, o Superman, é visto sendo cultuado num dos pontos do planeta. Pela aparência e pela pintura no rosto da multidão atrás do Homem de Aço, o local é o México, durante as festividades do Dia dos Mortos.

    Perseguido

    O Homem de Aço salva um foguete russo, comprovando seu alcance em todo planeta, do qual é responsável de estabelecer a ordem. Ao fundo, uma voz favorável ao Superman observa: "O ser humano tem um histórico terrível de perseguir pessoas com grande poder." Ps.: Há quem diga que o abdômen tanquinho implementado no uniforme do Superman é a prova nº 297 do fetiche de Zack Snyder por corpos masculinos sarados. Tsc...

    Reverência

    Essa imagem resume o que o Superman tornou-se e o porquê de tamanha controvérsia: em vê-lo reverenciado por uma tropa armada com o seu símbolo no ombro (algo um tanto excessivo, estranho), a conclusão é a de que o super-herói tenha se acertado com o General Swanwick após os eventos de O Homem de Aço e se tornado um aliado do Governo. É quando seu poder ilimitado acentua-se, para preocupação não só de parte da população, como de um vigilante em particular, marcado pela desconfiança. Nesse momento, não à toa, uma voz observa que "Um poder absoluto corrompe absolutamente". Essa parece ser Holly Hunter, atriz apontada como intérprete de Leslie Thompkins – nas HQ's, uma espécia de figura materna de ninguém menos que Bruce Wayne, alterego do citado vigilante sempre desconfiado, preocupado com o que outros super-heróis possam fazer com seus superpoderes – assim como ela demonstra em suas palavras.

    Deus (?)

    A alusão religiosa notada desde a criação do Superman e explorada tão intensamente em O Homem de Aço tem seu lugar, e de modo bem claro, como vemos na imagem acima. Mas há um contraponto, e como isso é bom: a voz percebida ao fundo é simplesmente do Lex Luthor de Jesse Eisenberg, que adota um tom malicioso para confundir a percepção de quem vê o Super-Homem, num sussuro: "Demônios não vêm do inferno entre nós... Eles vêm do céu."

    Falso deus

    "O mundo ficou tão envolvido com o que ele podia fazer que não perguntou-se o que ele deveria fazer", Leslie Thompkins propõe novamente. Nem precisava! Entre vozes de prisão e gritos de "Volte pra casa!", o travelling termina enfim revelando a estátua de perto: o outrora símbolo de esperança no peito do Superman foi sobreposto por uma contundente pichação em vermelho: "Falso deus."

    Batfleck

    Finalmente! Enfim, a primeira imagem de Ben Affleck como Bruce Wayne. Se sua expressão é de uma perturbação contida, no máximo (como não acontece em "The Dark Knight" de Frank Miller), o detalhe grisalho na têmpora revela um herói envelhecido, cabendo à narração, novamente, cumprir a função de conectar os pontos. O Alfred de Jeremy Irons é o narrador, que, logo após a imagem do "falso deus", emenda: "É assim que começa o sentimento, a sensação de impotência que transforma homens bons... em cruéis." Ou seja: enquanto um herói goza de prestígio com o Governo e é responsável pela ordem em todo o planeta, outro se encontra nas trevas, a remoer seu afastamento da vigilância ou a preocupar-se com a ameaça de um homem/deus com tamanho poder – ou as duas coisas.

    É hora de agir... E ele não medirá consequências!

    Traje surrado

    Um traje que resume toda uma vida de combate ao crime. A contrário do uniforme do Superman que surge reluzente no primeiro slide, vemos uma vestimenta completamente surrada, marcada de violentas batalhas. Detalhe para a expressão que compõe a máscara do Homem-Morcego. Raivosa. Apavorante.

    Logo

    A logo que intercalará a sequência a seguir, preenchida por uma trilha sonora urgente e pesada, tem um significado interessante, que vamos interpretar no final.

    O Cavaleiro das Trevas

    Cena típica da clássica HQ de Frank Miller, com a fotografia mergulhada em sombras azuladas e o Cavaleiro das Trevas dentro de uma edificação decrépita. Detalhe para o Batmóvel (um deles) ao fundo e a arma PESADA que ele porta nas mãos. Típico dessa versão do Homem-Morcego.

    Charada!

    Hora da brincadeira! Circulado em vermelho, aquele easter egg feito pra enlouquecer o fã do personagem: a interrogação característica do Charada. O que isso significa? Provavelmente nada. Não narrativamente. Como todas as outras pichações ao redor, e é por isso mesmo que os nomes ali grifados podem ter sido escolhidos a dedo, em referência ao universo do Batman nos quadrinhos. Então... Vamos adivinhar? Os círculos na cor verde, por exemplo, contêm nomes de personagens da DC Comics: Joe (Chill) é o nome do assassino dos pais de Bruce Wayne; Mona (Bennett) foi casada com o Eclipso, supervilão inimigo tanto do Batman, como do Superman; e "TCK" é acrônimo de Rei Relógio ("The Clock King"). A grande coincidência de todos serem ou terem ligação com antagonistas da editora é tão grande quanto o fato de as pichações serem de palavras bem identificáveis, como "Afrodite", "Kayla", "Drunk Punk", "Emos" e "Mash", em azul. Algum palpite sobre o que elas podem significar?

    Batwing

    Surpreendente! Muito foi dito sobre outros veículos do Batman, mas não exatamente a existência de uma nave do herói. E o Batwing já chega arrasando! Meu palpite é de que esse porto escuro sobre o qual ele sobrevoa esteja sendo utilizado para contrabando ou qualquer outra atividade criminosa.

    Poder de fogo

    Como dito, o Batwing já chega destruindo tudo, revelando a faceta revoltada desse Bruce Wayne sem muita piedade. O detalhe aqui é que, ao contrário do que se poderia pensar em assistir ao trailer rapidamente, o ataque não é a uma base militar ou algo do gênero, mas a homens a paisana que parecem mesmo contrabandistas ou qualquer outra classe de criminosos sem grande importância à narrativa (além de ilustrar a ferocidade do Batman).

    Batmóvel

    Um look rápido, mas mais próximo do Batmóvel (ou de um deles), que parece um meio termo entre o modelo dos filmes de Tim Burton e o tumbler da trilogia de Christopher Nolan.

    Grosso!

    O tamanho desse Batman! O tamanho desse Batman!! O tamanho desse Batman!!!!!

    Sniper

    Fotograficamente falando, pode atééé lembrar os filmes de Christopher Nolan... Mas a principal referência é outra. Se liga no rifle!

    The Dark Knight

    A maior semelhança com Christopher Nolan é a referência, adotada por este no título de sua trilogia. Pois hoje é Zack Snyder quem se apropria da HQ clássica de Frank Miller, e parece fazê-lo de modo muito mais amplo, desde a premissa às características psicológicas e físicas do personagem, vide a imagem de um Bruce Wayne atormentado e envelhecido, passando inclusive pela sequência emblemática em que o Batman usa um rifle, no topo de um prédio, para abater o ocupante de um helicóptero.

    Guerra

    É chegado o grande momento! E Bruce Wayne não poderia estar mais preparado. Como especulado há alguns meses, desde o lançamento da primeira prévia na San Diego Comic-Con, o Batman usará uma armadura pesada para enfrentar o Superman. A arma vista no slide 12 pode ser uma espécie de canhão e ele certamente traz uma kriptonita consigo. Além disso, o visor a la óculos de visão noturna aproxima o olho do Homem-Morcego ainda mais da caracterização do Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. Enfim, pronto pra guerra! E com uma armadura devida e excessivamente testada (como as fortes ranhuras no capacete de metal entregam).

    Quem é o Cavaleiro das Trevas?

    Essa cena é excepcional! Volte ao slide 7 e perceba a rima visual entre uma cena e outra. Naquela, a imagem é toda construída de modo a evocar uma figura santificada do Superman; aqui, o deus é posto em xeque e surge nos céus na posição de anti-herói à qual foi alçado. E não é mera coincidência que a imagem seja graficamente oposta à outra: naquela, um homem idolatra o Homem de Aço, à esquerda; nesta, ele surge à direita, e longe de ser venerado, mas encarado por um Batman com traje de... aço! O Superman também é quem parece um Cavaleiro das Trevas, agourento, com raios estourando atrás de si numa noite chuvosa (na outra, ele resplandecia sob a luz do sol, símbolo atribuído a divindades).

    "Você sangra?"

    Claro! E não há prova maior do que a rejeição pública ao Superman. Exatamente como acontece com Bruce Wayne em "Cavaleiro das Trevas". Zack Snyder foi inteligente em inverter essa lógica. Afinal, o Batman ainda não havia sido introduzido na franquia, enquanto os acontecimentos de O Homem de Aço servirão como base para a insatisfação enfrentada pelo Superman. Desse modo, o diretor foi capaz de adaptar uma das HQ's mais cultuadas de todos os tempos fazendo uma alteração significativa, mas que deverá funcionar, já que as características dos personagens se mantiveram, assim como a coesão da história.

    Sangrará!

    Superman ajoelhado frente ao Batman? Hummm... Apenas um still involuntariamente emblemático.

    Superman

    No slide 11, destaco o fato de uma logo permear toda a segunda parte do trailer. O símbolo, que passa a surgir logo após o surgimento de Bruce Wayne, é do Superman. Apenas do Superman. Como é dele o (suposto) prestígio durante a narrativa, como é dele a franquia...

    Batman vs Superman

    ... até não mais! O símbolo do Batman se funde ao do Superman, pondo fim à aludida soberania do Homem de Aço. Isso compõe um jogo visual e temático bacana, de gente que pensou em cada detalhe em prol de um grande trailer, de fã pra fã. E assim temos uma ótima forma de começar um grande filme. Não é fácil. Mas, que assim seja.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top