Minha conta
    Festival É Tudo Verdade terá vencedor do Oscar e homenagem a Vladimir Carvalho

    Festival dedicado ao cinema documental trará 109 filmes em sessões gratuitas.

    O Festival É Tudo Verdade anunciou a programação da sua 20º edição, que contará com 109 filmes de 31 países. A maior mostra dedicada ao cinema documental no Brasil contará com sessões de Cidadãoquatro (Citizenfour), filme sobre o ex-administrador de sistemas da CIA Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem do governo dos Estados Unidos e teve de se exilar para não ser preso. A produção venceu o Oscar de melhor documentário em fevereiro deste ano.

    Outras personalidades notáveis que tem suas vidas examinadas em filmes da seleção do É Tudo Verdade são o produtor cultural brasileiro Carlos Imperial, no documentário Eu Sou Carlos Imperial e a lendária cantora norte-americana Nina Simone, no documentário O Que Houve, Sta. Simone?, que foi exibido nos festivais de Sundance e Berlim.

    A sessão de abertura do É Tudo Verdade terá a exibição de Últimas Conversas, último filme do diretor Eduardo Coutinho, responsável por grandes filmes como Cabra Marcado Para MorrerEdifício Master e Jogo de Cena. Morto em fevereiro de 2014, Coutinho deixou Últimas Conversas incompleto com sua partida, mas o longa foi finalizado por João Moreira Salles. O longa traz "conversas com jovens que têm toda a vida pela frente", define Salles. "Últimas Conversas não carregava, de origem, as marcas de um filme de despedida. Mas, o sendo, é um belíssimo fecho para uma das obras mais originais da história do documentário mundial e do cinema brasileiro”, afirmou Amir Labaki, crítico de cinema que fundou o É Tudo Verdade há 20 anos.

    Esta edição do festival traz ainda a mostra retrospectiva Vladimir, 80, em homenagem cineasta Vladimir Carvalho. A mostra terá alguns dos principais trabalhos do diretor, como Conterrâneos Velhos de GuerraO Evangelho Segundo Teotônio e O Homem de Areia.

    O É Tudo Verdade acontece entre os dias 9 e 19 de abril em São Paulo e de 10 a 19 de abril no Rio de Janeiro. Depois disso, alguns destaques da seleção serão exibidos em Belo Horizonte (29 de abril a 4 de maio), Santos (7 a 10de maio) e Brasília (27 de maio a 01 junho). A entrada para as todas as sessões é gratuita.

    Veja a programação completa no site oficial do evento (http://etudoverdade.com.br).

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top