Minha conta
    Mulheres vêem mais filmes que os homens; 3D está perdendo audiência e outros fatos sobre o cinema em 2014

    Os jovens vão menos ao cinema... Por quê?

    De modo geral, o cinema tem sido uma indústria estável pelo mundo. Em 2014, foram arrecadados US$36,4 bilhões, um aumento de 1% em relação ao ano anterior. Mas um relatório recente da MPAA (Motion Picture Association of America) mostra que os números satisfatórios escondem alguns fatos curiosos:

    1. A bilheteria está caindo nos Estados Unidos

    Se não fosse pela China, os números mundiais seriam inferiores, principalmente nos Estados Unidos - onde o número de ingressos em 2014 foi o menor dos últimos 19 anos. O mercado chinês é o segundo maior do mundo, e cresceu 34% desde 2010 - compensando o declínio do público americano. Por isso, não se espante se cada vez mais blockbusters se passarem na China ou tiverem atores chineses envolvidos (como Homem de Ferro 3, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido...), afinal, é cada vez mais importante conseguir a atenção deste público.

    2. As mulheres vão mais ao cinema do que os homens

    O número de mulheres comprando ingressos não para de crescer desde 2010. No entanto, o número de homens permanece estável. Ironia da história: a grande maioria dos filmes ainda tem homens como protagonistas, além de ser dirigida por homens. Ah, e os atores em Hollywood ainda ganham salários maiores do que as mulheres, como Patricia Arquette bem lembrou no Oscar 2015.

    3. O 3D está começando a cansar

    Os americanos gastam cada vez menos dinheiro em filmes 3D. Será que eles pensam que não vale a pena? Em 2010, 52% assistiam a pelo menos um filme 3D por ano. Em 2013, a porcentagem já era 31%, e em 2014, caiu para 27%. Mesmo assim, o número de filmes em três dimensões não para de crescer. (Vale lembrar que a situação nos Estados Unidos ainda é diferente do Brasil, onde o 3D vai muito bem, obrigado).

    4. Os jovens vão menos ao cinema

    A maioria das produções de Hollywood parece buscar o público jovem, mas estes espectadores compram cada vez menos ingressos. O número de espectadores entre 18 e 29 anos está em queda livre desde 2010. Será por causa da pirataria? Dos filmes na Internet? Ou os filmes estão menos interessantes? Curiosamente, o público mais velho (entre 40 e 49 anos, e com mais de 60 anos) praticamente dobrou em cinco anos. 

    5. Procura-se um público novo

    Segundo o relatório da MPAA, 32% dos americanos não vai aos cinemas. Nunca. Talvez eles não tenham dinheiro para pagar o ingresso, ou simplesmente não estejam interessados no cinema (ou talvez recorram aos filmes na Internet, legalmente ou não). O fato é que Hollywood não tem conseguido trazer novidades para seduzir esse público, já que o número de 32% permanece estável há anos. Ou seja, um terço dos americanos não tem condições de ir ao cinema, ou simplesmente acha que os cinemas não trazem nenhuma novidade em muito tempo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Adam Sandler é o pior investimento do Cinema na atualidade; veja a lista completa!
    • Os 10 filmes mais pirateados em 2014
    • Crise na animação: DreamWorks demite centenas e reduz lançamentos
    • Mesmo com o sucesso de Jogos Vorazes, mulheres seguem tendo pouco espaço em Hollywood
    • Jamie Dornan e Dakota Johnson pedem cachês milionários para estrelar Cinquenta Tons Mais Escuros
    Comentários
    Back to Top