Minha conta
    Ativistas planejam lançar cópias de A Entrevista na Coreia do Norte via balão

    Você leu certo: balão.

    Quem não ficou sabendo de toooda a polêmica em torno de A Entrevista nos últimos meses? Caso você não lembre (Como? Estava em outro planeta ou na Coreia do Norte, talvez?), o longa, estrelado por James Franco e Seth Rogen, satiriza o governo norte-coreano e por isso foi censurado na Coreia do Norte e quase não estreou no restante do mundo.

    Depois de muita pressão, inclusive do presidente Barack Obama, o filme foi liberado pela Sony para passar em cinemas restritos nos Estados Unidos (além de "vazar" na Internet) e finalmente estreou aqui no Brasil em janeiro.

    Enquanto isso, ativistas da Coréia do Sul tentam fazer com que cópias do longa cheguem às mãos dos moradores da norte-coreanos. Como eles pretendem fazer isso, já que a fronteira entre os dois países é mega fortificada? Simples: enviando cópias de A Entrevista via balão!

    Isso mesmo, os balões de ar carregarão DVDs e pendrives com o filme! Mais de 100 mil cópias serão "derrubadas" sobre território norte-coreano. E o melhor: terão legenda em coreano, já que as cópias estão sendo produzidas com a ajuda da Fundação americana dos Direitos Humanos.

    O grupo, que se denomina os "Guerreiros por Uma Coreia do Norte Livre", ainda não definiu data e local exatos para a "operação", pois tem que levar em consideração as condições climáticas e soldados apontando armas para os seus balões.

    O governo norte-coreano já avisou ao líder dos ativistas, Park Sang-Hak, que ele vai pagar por seus crimes com sangue e que o Estado responderá ao lançamento dos balões "não só com alguns tiros mas com canhões e mísseis". Diante das ameaças, Park diz que nada pode pará-lo. 

    Sua maior preocupação, na verdade, é que poucos cidadãos norte-coreanos têm computadores ou aparelhos de DVD, já que é preciso de autorização do governo para comprar um PC, que custa cerca de três meses de salário de um trabalhador. E talvez muitos cidadãos não arriscariam assistir ao filme por conta da proibição.

    Além de cópias do filme de Rogen, os ativistas lançarão 500 mil panfletos alertando sobre a situação norte-coreana.

    O que você acharia se visse 100 mil balões caindo na sua cidade?

    Relembre o trailer do filme:

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top